]O Banco do Nordeste investiu aproximadamente 148 milhões em micro e pequenas empresas (MPEs) no Rio Grande do Norte, até agosto. A maioria das empresas beneficiadas atua no setor do comércio, que concentra 60% dos recursos; 22% vão para a indústria e 16% para o setor de serviços. O volume de contratações com o segmento supera em 26% o mesmo período do ano passado e corresponde a 67% da meta de contratações para 2017.
Uma das estratégias para cumprir o planejado é o circuito “Cliente Indica Cliente”, que visa reconhecer micro e pequenas empresas de sucesso que se destacaram no Estado. Entre 14 de setembro e 11 de outubro, o BNB reunirá empresários e entidades parceiras em sete cidades do estado: Assú (14), Parnamirim (19), Macaíba (21), Goianinha (26), Apodi (04), Mossoró (050) e Caicó (11).
A campanha coincide com o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, comemorado em 5 de outubro. A data, criada em 1999, marca o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. A lei representou um marco legal para o segmento, estimulando a criação de novas empresas, através da desburocratização dos processos de tributação, por exemplo.
De acordo com o superintendente do BNB no RN, Fabrizzio Feitosa, o circuito inova ao mostrar a outros empresários, empreendimentos viabilizados com o apoio creditício do Banco. “Estamos bastante otimistas diante da possibilidade de fomentar novos negócios com o segmento. As micro e pequenas empresas são agentes primordiais no desenvolvimento da região Nordeste.”