A praia de Areia Preta, em Natal, é um dos pontos impróprios para banho — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
A praia de Areia Preta, em Natal, é um dos pontos impróprios para banho — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Três trechos da Grande Natal estão impróprios para banho no primeiro fim de semana do ano. É o que aponta o boletim de balneabilidade das praias, rios e lagoas do Rio Grande do Norte, que foi emitido neste sábado (7) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

De acordo com o relatório, estão impróprios: a Praia de Areia Preta, próximo a Praça da Jangada, em Natal; o Rio Pium nas proximidades do Balneário Pium, em Parnamirim; e a Foz do Rio Pirangi, localizada em Nísia Floresta.

O boletim indica ainda que os outros 30 trechos analisados estão próprios para banho neste fim de semana.

A equipe do Idema informou ainda que aumentou o número de trechos de praias analisadas para esse verão para 51, chegando a cidades fora da Grande Natal(entenda melhor mais abaixo).

O boletim é feito a partir da coleta e classificação das amostras de água em 33 pontos distribuídos na faixa costeira situada entre os municípios de Nísia Floresta e Extremoz, no litoral potiguar.

A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas, baseado num resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Além do Idema, são parceiros no estudo o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern). O boletim faz parte do Programa Água Azul.

Monitoramento Verão

A equipe de pesquisadores iniciou o monitoramento em outros pontos do litoral. Após a quinta coleta consecutiva, será possível divulgar a classificação dos trechos analisados.

As praias monitoradas estão situadas nos municípios de Baía Formosa, Tibau do Sul, Canguaretama, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Touros, Macau, Areia Branca, Grossos e Tibau.

Ao todo, durante o período do verão serão analisados 51 pontos.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *