O Diário Oficial da União (DOU) quarta-feira (3) publicou a prorrogação, em um prazo de 180 dias, do emprego dos militares do Corpo dos Bombeiros Militar da Força Nacional no auxílio das atividades operacionais desempenhadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) no litoral potiguar. De acordo com DOU, este prazo pode ser novamente prorrogado caso haja necessidade e solicitação do Governo Estadual.

A publicação levou em consideração o acordo de cooperação federativa celebrado entre a União e o Rio Grande do Norte, bem como a manifestação expressa do governador Robinson Faria, contida no Ofício no 0181/2015-GE, de 15 de maio de 2015, quanto à necessidade do emprego da Força Nacional de Segurança Pública, com o propósito de apoiar os órgãos da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

No RN, a Força Nacional conta, atualmente, com um efetivo de 52 Bombeiros Militares, dentre esses 3 oficiais e 49 praças, distribuídos em 12 pontos estratégicos do litoral potiguar. Os locais escolhidos para implantação das bases da Força Nacional no litoral observam diferentes necessidades, como a limitação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), frequência de banhistas, os perigos existentes devidos as correntes de retorno e arrecifes, entre outros.

Os guardas-vidas da Força Nacional realizaram, no período de 5 de dezembro de 2014 e 29 de abril deste ano, um total de 16.925 ações de prevenção, busca e salvamento, sendo 14.421, orientações, 2.349 advertências, 86 salvamentos e 69 ocorrências diversas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *