O governo do RN vai enviar bombeiros para ajudarem nas buscas e salvamentos no Rio Grande do Sul. De acordo com anúncio feito pela governadora Fátima Bezerra (PT), o governo vai disponibilizar 6 bombeiros militares especialistas em operações com embarcações, 2 pickups e 2 embarcações completas.
O Rio Grande do Sul enfrenta os efeitos de temporais que atingem o estado deste o final de abril. Ao todo, 332 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 707,1 mil pessoas. Em boletim divulgado às 18h deste domingo (5), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirma 78 mortes em razão dos temporais que atingem o estado.
“Estamos enviando bombeiros cursados e capacitados para atuarem nessa missão. Junto a eles, irão equipamentos, botes e viaturas que darão apoio no resgate das vítimas. Toda nossa Corporação está pronta caso seja necessário ainda mais militares”, afirma Coronel Monteiro, comandante-geral do CBMRN.
No último sábado a governadora Fátima Bezerra (PT), presidente do Consórcio Nordeste, já havia informado que todos os estados da região iriam enviar ajuda ao Rio Grande do Sul.
“É um momento de união e toda ajuda possível para que o povo gaúcho possa superar esse triste momento”, afirmou a governadora.
Calamidade pública
Imagens de satélite mostram evolução dos sete dias de chuvas que colocaram o Rio Grande do Sul em calamidade.
O governo gaúcho decretou estado de calamidade, que foi reconhecido pelo governo federal. Com isso, o estado fica apto a solicitar recursos federais para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.
A Defesa Civil colocou a maior parte das bacias hidrográficas do estado com risco de elevação das águas acima da cota de inundação.
O governo federal enviou 100 integrantes da Força Nacional para o RS na tarde desta sexta-feira (3). A tropa federal ajudará nas operações de salvamento e resgate das pessoas atingidas pelas enchentes no estado.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) mobilizou 75 agentes para as operações de salvamento e resgate das pessoas atingidas pelas enchentes, além de sete especialistas em resgate.
Veja as equipes enviadas pelos estados do Nordeste:
Alagoas
- 12 bombeiros militares
- 1 binômio (militar condutor e seus cão de resgate)
Bahia (já in loco)
- 22 bombeiros militares
- 1 médico
- 1 enfermeira
- Equipamentos de proteção individual
Ceará
- 2 viaturas tipo AS
- 1 embarcação inflável
- 1 embarcação de alumínio
- 2 equipes de salvamento
- 2 binômios certificados em restos mortais
- 1 viatura do CBCães
Paraíba
- 2 viaturas tipo ABS
- 2 embarcações infláveis
- 2 equipes de salvamento
- 2 binômios certificados em restos mortais
- 2 viaturas de canil
Pernambuco
- 2 viaturas tipo ABS
- 2 botes infláveis de salvamento
- 8 bombeiros militares
- 1 viatura com cães
- 2 binômios
As equipes seguirão com materiais específicos para busca e resgate em áreas alagadas e em deslizamento de terra.
Piauí
- 10 bombeiros militares
- 2 pickups
- 2 barcos (caso necessidade de envio).
Rio Grande do Norte
- 6 bombeiros militares especialistas em operações com embarcações
- 2 pickups
- 2 Embarcações completas
Sergipe
- 2 Viaturas pipo pickup
- 2 botes infláveis
- 1 equipe de salvamento
- 2 binômios