O Corpo de Bombeiros segue a busca por desaparecidos no começo da manhã desta terça-feira (1º) em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Segundo a corporação, 10 pessoas estão sendo procuradas. Já de acordo com a Prefeitura da cidade, são oito desaparecidos.
Durante a madrugada, as buscas continuaram com um efetivo menor, e nesta manhã toda a equipe voltou ao trabalho.
Franco da Rocha foi uma das principais cidades atingidas pelas chuvas deste domingo (31). Oito pessoas morreram em uma deslizamento de terra, e oito foram resgatadas com vida. Além disso, o centro da cidade ficou embaixo d’água.
Segundo informações preliminares da equipe de saúde do município, entre as vítimas estão cinco homens, duas mulheres e uma criança. São eles Diego dos Santos; Cleber Bonfim, de 37 anos; Anderson da Costa, 26 anos; Amanda Sales, 25 anos; e Vinicius, 13 anos; José Ailton Vitor Silva, 30 anos, a esposa Adriana da Silva Santos, 33 anos e o filho do casal, Oziel Vitor, 2 anos.
Em todo o estado de São Paulo, são 24 vítimas das chuvas. Ao menos dez são menores de idade – sendo oito crianças e dois adolescentes. Uma das crianças é um bebê com apenas três meses, que chegou a ser socorrido após um desabamento em Itapevi. A mãe dele, de 27, foi resgatada e está no Hospital Geral de Itapevi.
A Defesa Civil do estado contabiliza 660 famílias desabrigadas (precisaram sair de casa e estão em abrigos) ou desalojadas (estão em casas de parentes).
Os temporais também causaram deslizamentos de terra, transbordamento de rios e alagamentos. O governador João Doria anunciou a liberação de R$ 15 milhões para as cidades afetadas. Segundo o governo paulista, cerca de 500 pessoas estão desalojadas em 11 cidades do estado.
Fonte: G1