O principal índice da Bovespa recuava na manhã desta terça-feira (2), na esteira do viés negativo nos mercados globais, conforme os preços do petróleo retomavam a trajetória negativa por preocupações com o excesso de oferta. Do panorama local, a retomada das atividades parlamentares também ocupava o foco, além de resultados corporativos como o do maior banco privado do país, Itaú Unibanco.
As ações do Itaú Unibanco caíam 5,46%, em meio à análise do resultado do quarto trimestre de 2015, que mostrou lucro pouco acima das previsões, com receitas maiores e controle de despesas, embora o maior banco privado do país tenha previsto salto superior a 40% na provisão para calotes e possível retração no crédito neste ano.
Também mostravam queda as ações preferenciais da Petrobras. Perto do mesmo horário, os papéis recuavam 2,97%. Agentes financeiros também monitoram eventuais desdobramentos da missão anual da Moody’s no país, com representantes da agência de classificação de risco reunidos com diretores do Banco Central nesta manhã.