Após um fervoroso embate na internet, os usuários brasileiros do Twitter passaram a reivindicar hoje (15) a vitória da “guerra de memes” contra Portugal, que tomou a rede social. O assunto continuou a ser um dos mais comentados do microblog em todo o mundo. Mas, se antes a disputa era identificada pela expressão “BR x PT”, a autoproclamada vitória brasileira passou a ser celebrada com a hashtag “#PrimeiraGuerraMemeal”.
Brasileiros e portugueses entraram otem terça-feira (14) em uma “briga” pela autoria do meme “in brazilian portuguese we don’t say” (em português do Brasil nós não dizemos), que fez sucesso em 2015 ao fazer trocadilhos entre expressões inglesas e brasileiras. Usuários do Twitter descobriram a conta “In Portugal We Don’t”, que existe desde novembro de 2015, e começaram a acusar os portugueses de roubarem o meme. A artilharia brasileira lançou mão de memes de Inês Brasil, Susana Vieira, Carreta Furação e Giovana e seu forninho.
A discussão entre alguns brasileiros e portugueses na rede social foi além da disputa pela autoria do meme. Usuários do Twitter começaram a defender seu país e a relembrar piadas com as diferenças culturais entre Brasil e Portugal.