Marca-Paralímpica-Rio-20161

Depois de toda a vibração com a medalha de ouro da seleção de vôlei na Olimpíada do Rio de Janeiro, os brasileiros vão poder se emocionar com os atletas do vôlei sentado na Paralimpíada, a partir de hoje (9). A seleção masculina estreia na modalidade contra os Estados Unidos às 10h, e o time feminino enfrenta o Canadá, às 18h30.

O Brasil nunca ganhou medalhas em Jogos Paralímpicos com o vôlei sentado. Na Paralimpíada de Londres, em 2015, as duas seleções brasileiras ficaram em 5º lugar. Mesmo assim, o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes, Amauri Ribeiro, diz que tanto a seleção masculina quanto a feminina têm chances de disputar medalhas nos jogos do Rio.

“O objetivo é disputar medalhas, se possível disputar a final. No masculino, temos uma participação maior em nível internacional, uma qualificação maior”, diz. Segundo ele, o vôlei masculino está em segundo lugar no ranking mundial e o feminino está em quarto. A maior potência no esporte atualmente é a equipe do Irã.

No vôlei sentado, podem competir homens e mulheres com alguma deficiência física ou relacionada à locomoção. Assim como no voleibol olímpico, a partida é decidida em cinco sets. O vencedor da parcial é o time que fizer 25 pontos primeiro, e o tie-break vai até 15 pontos. A quadra mede 10 metros de comprimento por 6 metros de largura. A altura da rede é de 1,15m no masculino e 1,05m no feminino. É permitido bloqueio de saque, mas os jogadores devem manter o contato com o solo o tempo todo, exceto em deslocamentos. São seis jogadores em cada time.

*Com informações da Agência do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *