Público assiste à sessão em cineclube na cidade de Heliópolis, BA (Foto: União de Cineclubes da Bahia/Divulgação)

Um levantamento da Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura, feito a pedido do Portal G1 mostra que o país conta hoje com 701 cidades com cineclubes, o que representa 12,6% do total. São mais de mil espaços espalhados pelo país.

O dado revela um desafio quase inalcançável: atingir o patamar de 37% das cidades com cineclubes até 2020, uma das metas do Plano Nacional de Cultura. Isto significa ampliar o número para 2.061 em apenas cinco anos.

Em 2010, havia 682 cidades com cineclubes – espaços que exibem filmes brasileiros e estrangeiros, sem fins lucrativos, e que promovem palestras e estimulam o debate sobre o que é apresentado. Se o ritmo for mantido, serão necessários mais de 300 anos para cumprir o estipulado.

Para Gleciara Ramos, secretária-geral do Conselho Nacional de Cineclubes, trata-se de uma tarefa “muito difícil”. “Apesar de haver um gargalo na exibição no país e de a gente saber da importância do cinema e da educação, não há atitudes por parte do governo de dar legitimidade ao cineclubismo, que é tratado de maneira muito periférica”, diz.

Gleciara diz que há muita dificuldade em manter os espaços atualmente. “Falta periodicidade nas exibições. São escassos os que funcionam regularmente.” Segundo ela, isso se deve muito ao fato de as ações do governo, como o Cine Mais Cultura, terem sido interrompidas. Gleciara também cita o caso da Programadora Brasil, criada para disponibilizar vídeos para exibição e que deixou de funcionar.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *