Os brasileiros já constituem 30,7% do total dos estrangeiros residentes em Portugal, de acordo com novas estatísticas do governo do país europeu.
Em números absolutos, havia 239.744 nacionais do Brasil residindo no país em 2022 – o último ano disponível dos dados. Esse número leva em conta apenas os brasileiros que buscaram e conseguiram o visto de residência em Portugal.
Os que já tinham um passaporte europeu ou de outra nacionalidade previamente e brasileiros que vivem no país europeu de forma ilegal não estão contabilizados no levantamento.
Os números são do relatório de imigração, fronteiras e asilo do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), órgão do governo português responsável por conceder residência a cidadãos de outros países.
No ranking por países, o Brasil aparece bem à frente da segunda nacionalidade, a Reino Unido, que responde por 5,8% do total de estrangeiros, ou 45.218 pessoas – é muito comum que ingleses aposentados passem a residir no sul de Portugal, onde o clima é mais ameno e o custo de vida, menor em comparação com o país de origem.
Cabo Verde, Índia, Itália e Angola seguem nas posições seguintes.
Novos trâmites
O estudo aponta o aumento de nacionais de países de fora da Europa, o que, segundo o SEF, é explicado pela “percepção de Portugal como país seguro, bem como as vantagens fiscais decorrentes do regime para o residente não habitual”.