Estudantes pulam na piscina às vésperas do Enem em Natal — Foto: Letícia Dantas
Estudantes pulam na piscina às vésperas do Enem em Natal — Foto: Letícia Dantas

Estudantes do pré-vestibular de uma escola privada de Natal tiveram uma manhã diferente nessa sexta-feira (19), último dia de aulas antes da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começa neste domingo (21).

Para aliviar as tensões e o estresse desse momento, eles tiveram uma manhã com momentos de espiritualidade, consciência corporal e também pularam na piscina para relaxar e marcar a despedida do ano letivo e do ensino médio.

O pulo é um momento tradicional às vésperas do Enem no Colégio das Neves, na Zona Leste de Natal.

A estudante Laysa Aquino estuda há 13 anos no colégio e diz que também sempre esperou por esse momento. Ela lembra de quando duas irmãs dela também fizeram esse ritual.

“Estudo no Neves há 13 anos e sempre presenciei o pulo na piscina. Também tive irmãs que estudaram e terminaram o ensino médio aqui. Então, esse é um momento muito esperado por todos. Estou muito feliz por fazer parte deste processo. Essa tradição representa não só um pulo, mas sim um momento de alegria, felicidade e término de um ciclo”, falou Laysa.

No Rio Grande do Norte, mais de 73 mil estudantes se inscreveram no Enem 2021. Número de candidatos é 43% menor que em 2020 no estado.

Hora de ter tranquilidade emocional

Segundo a psicóloga Sheila Salustino, vivenciar momentos de lazer nos dias anteriores ao Enem é fundamental para ir bem nas provas.

Para o estudantes, o momento de espiritualidade às vésperas do Exame também é significativo. “Significa muito para mim e eu esperei bastante por esse momento”, disse a estudante Clara Pinheiro, que busca entrar na faculdade de odontologia.

Segundo ela, o momento é ótimo “para acalmar os ânimos e agradecer pela jornada que está se encerrando depois de tanta dedicação e esforço”.

Dentre os dias cansativos de estudo, ela diz que se esforçou durante todo o ano para chegar nesse momento e encarar o Enem de forma leve.

“Durante o meu ano de preparação para o Enem, a caminhada não foi fácil, com dias de altos e baixos. Uns produtivos e outros nem tanto. Mas todos os dias tentava dar o meu melhor, porque sabia que para essa reta final seria muito mais tranquilo se eu focasse ao longo do ano”.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *