A indústria tem papel de destaque no desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte, sendo fundamental para a criação de postos de trabalho e a melhoria da qualidade de vida da população. A constatação foi feita pelo vereador Ubaldo Fernandes, nessa terça-feira (29), durante uma sessão solene na Câmara Municipal de Natal em homenagem aos 65 anos da Federação das Indústrias do Estado do RN (FIERN).
“Faço questão de destacar a atuação social realizado pela FIERN, que por conta do Serviço Social da Indústria (SESI), na educação básica, e do SENAI, na educação profissional, fizeram, ao longo de décadas, um trabalho focado nas necessidades da indústria, acompanhando as transformações da economia”, ressaltou o vereador Ubaldo Fernandes, propositor da homenagem.
Por sua vez, o vereador Sueldo Medeiros disse que é fato histórico que os países com forte setor industrial mostraram mais crescimento econômico. “O desenvolvimento do setor industrial ajuda a elevar a renda nacional e promove um aumento no nível de vida das pessoas. Além disso, reduz a dependência das exportações agrícolas e das commodities. Uma nação industrializada é sempre mais forte economicamente”.
Autoridades pontuaram a importância da FIERN para a sociedade potiguar nesses 65 anos. “Trata-se de uma instituição que valoriza cada segmento, facilitando o contato, a convivência e a negociação permanente. E, assim, fez com que o setor se tornasse mais criativo, forte e moderno”, avaliou o superintendente do Sebrae, Zeca Melo.
Na ocasião, o presidente da FIERN, Amaro Sales, recebeu a Medalha Frei Miguelinho, a mais importante comenda do Legislativo natalense, pelos relevantes serviços prestados à sociedade. Ao fazer uso da palavra, ele recordou o incentivo que recebeu ao assumir a presidência da entidade. “Não houve um único dia que tenha sentido falta de apoio. Em nossa gestão, priorizamos o fortalecimento da atividade industrial, a educação, o treinamento e a inovação. Porque acreditamos, com firmeza, serem estes os caminhos que levarão o Brasil e o Rio Grande do Norte rumo ao crescimento econômico e desenvolvimento social”, concluiu.