A caminhada mensal Pare a Dor, que acontece em outras seis cidades brasileiras, será realizada no próximo sábado (9), às 16h, no Bosque dos Namorados (Parque das Dunas) em Natal. Para integrar a ação, basta comparecer no local, preencher a ficha de inscrição e retirar a camiseta da campanha que deve ser usada durante o percurso e a cada edição do evento.

Uma equipe de profissionais de saúde acompanha todo o trajeto, orientando os participantes. No início, como aquecimento, e no final, são realizadas uma série com alongamentos.

Estima-se que cerca de 60 milhões de pessoas sofram com problemas de dor crônica (mal que persiste ou recorre por mais de três meses) no País.  Os especialistas afirmam que sentir dor não é normal, mas tem tratamento. Existem muitas maneiras de atenuar seus efeitos e uma delas é a prática de algum tipo de exercício físico, como a caminhada.

Para a cinesiologista Mariana Schamas, “além dos muitos benefícios à saúde, a atividade física é reconhecida como um método não medicamentoso de grande impacto na melhora da dor, do humor e da qualidade de vida”. A profissional reforça, no entanto, que “é importante que esses exercícios sejam orientados por um profissional qualificado. Procurar o médico o quanto antes pode ser decisivo para definir e cuidar do quadro clínico”, diz, reforçando que médicos e pacientes devem trabalhar juntos no combate à dor.

A fisioterapia, a prática regular de exercícios/preparo físico, métodos para alívio de estresse (como massagem e técnicas de relaxamento) são, também, indispensáveis no combate às doenças.

Para mais informações sobre o calendário da Caminhada Pare a Dor, evento gratuito que resulta da parceria entre a SBED e a Zodiac Produtos Farmacêuticos, acompanhe no site http://www.pareador.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *