Motoristas foram flagrados com anfetaminas — Foto: Reprodução/PRF
Motoristas foram flagrados com anfetaminas — Foto: Reprodução/PRF

Caminhoneiros foram flagrados com comprimidos de anfetamina durante fiscalizações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em diferentes cidades do Rio Grande do Norte. Nos últimos três dias, dois motoristas foram autuados por uso da substância.

A apreensão mais recente aconteceu na última quarta-feira (22), em Fernando Pedroza. O motorista de um caminhão carregado de cimento fez uma ultrapassagem proibida e foi abordado pelos policiais. Na ocasião, foram encontrados sete comprimidos.

A outra apreensão ocorreu na terça-feira (21), em São Gonçalo do Amarante, onde foram encontradas dez unidades da substância.

“A gente observa que o motorista não realizou o descanso obrigatório mínimo diário. Então muitas vezes a gente se depara com anfetamina, as vezes com cocaína e foi isso que aconteceu em São Gonçalo e em Fernando Pedroza”, disse o policial, Bruno Duarte.

A anfetamina é uma substância psicoativa que afeta o sistema nervoso central, conhecida pela capacidade de inibir o sono e reduzir temporariamente a sensação de cansaço. O uso e o porte de substância é proibido por lei.

Segundo o farmacêutico, Jairo Sotero, a anfetamina pode gerar consequências graves. “Ela causa uma dependência absurda, além de deixar a pessoa com uma sensação de perda e espaço, saindo do seu estado natural psicológico”, explicou.

De acordo com a PRF, o uso de anfetaminas é uma preocupação crescente, pois pode causar acidentes nas estradas. No ano passado, foram registrados 1.500 acidentes envolvendo veículos de carga e transporte de passageiros nas estradas federais do estado.

Os números de apreensão de anfetaminas são significativos: em 2024, foram registrados 47 casos, com 546 unidades apreendidas. Já em 2025, foram registradas quatro ocorrências, com 42 unidades apreendidas.

“Tem um risco muito grande quem faz o uso dessas substâncias, porque muitas vezes consegue ficar acordado por muitas horas, mas quando dorme, dorme de uma vez, sem nenhum aviso do organismo e ai causa grandes acidentes, como o que aconteceu em Minas Gerais, que deixou 39 pessoas mortas”, lembrou Bruno Duarte

A PRF informou que tem realizado operações para identificar o uso e posse de drogas nas estradas. As penas para o uso e posse de drogas podem ser severas, incluindo prisão de até sete anos.

Os motoristas flagrados com a substância responderão a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *