A Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza (gripe) segue até a próxima sexta-feira (31) em todo o país. Em Natal, 182.609 pessoas que fazem parte do público alvo foram imunizadas, até agora, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. O valor representa 76.2% do total do público esperado, de 239.414 pessoas.

Ao todo, 56.805 pessoas ainda não tomaram a vacina. Os idosos formam o público mais imunizado até o momento, com 70.539 doses aplicadas. Outros grupos prioritários, como crianças (39.555), comorbidades (31.771), trabalhadores da saúde (20.212) e professores das redes pública e privada (8.537) também apresentaram grande procura, segundo a pasta.

O público alvo da campanha é composto por crianças na faixa etária de seis meses a menos de 6 anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); idosos a partir dos 60 anos; trabalhadores da saúde; professores de escolas públicas e privadas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; e funcionários do sistema prisional.

“É importante que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários não percam a oportunidade de receber a vacina. Todas as unidades estão munidas com doses suficientes para atender a demanda da população”, afirma a chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica, Aline Delgado.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Segundo a SMS, a doença tem elevada “transmissibilidade”, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo causar pandemias.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *