Com o objetivo de despertar a sociedade para a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, a Prefeitura de Natal vai promover, em parceria com a Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), o Hospital Infantil Varela Santiago e a Liga Norte Rio-grandense contra o Câncer, a Campanha Setembro Dourado. O lançamento oficial da campanha está marcado para o dia 1º de setembro e será feito pelo prefeito Carlos Eduardo Alves no salão nobre do palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal.
A Prefeitura do Natal vai participar com ações desenvolvidas pelas secretarias municipais de Saúde (SMS), Educação (SME), Meio-Ambiente e Urbanismo (Semurb), Serviços Urbanos (Semsur), Comunicação (Secom) e Cultura (Secult). Antes, nesta quinta-feira (27), haverá uma reunião com a Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente na Câmara Municipal para tratar da questão. No decorrer do mês, acontecerão outras atividades referentes à campanha.
Está prevista a distribuição de materiais como 300 mil panfletos, 10 mil cartazes, 10 mil adesivos de carro e 1.000 adesivos de vitrine. Monumentos como a Ponte Newton Navarro, o Viaduto da Prudente de Morais, a Ponte de Igapó, o Pórtico dos Reis Magos e o Palácio Felipe Camarão serão iluminados na cor amarela e seis laços dourados serão distribuídos nos principais corredores da cidade. Tudo para chamar a atenção da população para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.
Nas unidades municipais de Saúde, serão realizados diversos serviços com o objetivo de promover a integração dos profissionais com a comunidade e de levar ações educativas de cidadania e lazer. O enfoque será no tema do Setembro Dourado: a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. Participarão da programação as Unidades Mistas de Felipe Camarão e de Cidade Satélite, as Unidades de Estratégia de Saúde da Família da avenida Pompéia, das Rocas e do Vale Dourado.