A carreta carregada de produtos químicos que tombou na manhã do último sábado (4) na avenida Olavo Montenegro, entre os bairros Coophab e Cajupiranga, em Parnamirim, foi retirada da via no fim da tarde desta terça-feira (7), três dias depois.
Durante o acidente, parte do carregamento da substância ácida hidrossulfito de sódio vazou e teria atingido o rio Pium, causando preocupação de autoridades do meio ambiente e da saúde.
De acordo com a coordenação de Meio Ambiente da prefeitura de Parnamirim, todo o processo de limpeza da via deve ser concluído até esta quarta-feira (8). O trabalho é executado por uma empresa contratada pela transportadora dos produtos químicos.
O Ibama está produzindo um relatório sobre o possível impacto do acidente no rio. O Idema recomendou que a população evite tomar banho, pescar e realizar outras atividades no rio até a conclusão sobre a análise feita no local.
O acidente
A carreta saiu de Recife e transportava uma carga com cerca de 25 toneladas de produtos ácidos. O transporte estava legalizado e contava com autorização do Ibama.
A primeira entrega seria feita em Parnamirim, a três quilômetros do local onde o acidente aconteceu. Do município, a carreta seguiria para Mossoró e Fortaleza.
De acordo com o motorista, houve uma falha mecânica quando ele subia a ladeira da avenida e, para evitar que o caminhão atingisse outros veículos, ele resolveu travar o veículo em “L”, mas o veículo tombou.
O motorista foi atendido pelo Samu, mas não teve ferimentos.
Fonte: G1RN