carros-elétricos

Os carros elétricos foram retirados dos incentivos que estão sendo preparados para as vendas de veículos com propulsão alternativa no país. A ideia do governo, pelo menos num primeiro momento, é apoiar com a desoneração do imposto de importação apenas carros híbridos de autogeração, aqueles que aproveitam a energia produzida pela desaceleração ou frenagem do veículo para recarregar as baterias.

Carros com baterias que podem ser recarregadas diretamente na tomada – como modelos puramente elétricos ou os chamados híbridos plug in – estão fora dos primeiros estímulos a serem anunciados em Brasília. Fontes da indústria dizem que a crise energética tem impedido incentivos a esse tipo de veículo.

A leitura é que o governo teria dificuldades em explicar à sociedade o apoio a carros elétricos num momento em que o país precisa acionar usinas térmicas para garantir o abastecimento de energia. Fora isso, a viabilidade dos automóveis elétricos ainda esbarra na ausência de uma grande rede de postos de recarga das baterias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *