O Sebrae RN lançou uma cartilha para ajudar na comunicação dos comerciantes de Natal com os turistas estrangeiros que devem desembarcar na capital durante a Copa do Mundo. Além de expressões de cumprimento, a cartilha ainda traz a tradução de frases ligadas ao comércio, como “quanto custa?” e “aceita cartão de crédito?”. Oito seleções irão jogar em Natal: Camarões, Estados Unidos, Gana, Grécia, Itália, Japão, México e Uruguai. A estimativa é que pelo menos 170 mil turistas visitem a cidade para acompanhar os jogos.

A versão digital da cartilha está disponível no Portal do Sebrae (http://www.rn.agenciasebrae.com.br). Concebido em formato de livro de bolso, o guia ainda traz as principais informações sobre os países, cujas seleções vão jogar na Arena das Dunas, como a moeda oficial, religiões predominantes, população e idiomas, além de curiosidades sobre a história do país que fazem diferença na hora da negociação.

#SAIBAMAIS#A publicação informa ainda sobre cultura, tradições, hábitos de consumo e preferências gastronômicas de cada povo, auxiliando proprietários de lojas, restaurantes, pousadas e hotéis a melhor compreender esses turistas e canalizar produtos e serviços a esse público.

O material foi idealizado pela Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae-RN com conteúdo desenvolvido pela analista de negócios internacionais  Sara Albrecht. “A concepção partiu da necessidade de conhecer um pouco mais sobre o perfil dos turistas que vêm a Natal e, mas, que não visitam a cidade com freqüência, como os camaroneses, ganeses, gregos, japonses. Conhecer algumas características desses turistas é importante para os empresários. Para os japoneses, o número quatro não é benquisto porque é considerado um número de azar. Sabendo disso, os hotéis podem evitar colocar japoneses no quarto andar ou no quarto 444”, explica a gerente da unidade Maíza Pinheiro.

Estão sendo distribuídas cinco mil cartilhas entre os lojistas dos shoppings Cidade Jardim, Praia Shopping, Natal Shopping, Norte Shopping e Midway Mall, comerciantes atendidos pelo Sebrae, empresários de localidades turísticas e pontos estratégicos do estado. De acordo com a gerente da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae-RN, Sandra Martins, parte da tiragem foi destinada à Empresa de Turismo do Rio Grande do Norte (Emprotur).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *