CASA DE JOÃO E MARIA –

Sou alucinada por programas culinários. Desde as vendas de panelas no Shoptime com suas receitas simples até os clássicos MasterChef e Top Chef, ou os destinados aos doces, como o Bake off Brasil, Itália ou qualquer outra pátria.

Fico me colocando no lugar do competidor e penso se conseguiria fazer um mercado em três minutos, cortar a batata toda no mesmo tamanho ou ralar um pedaço de gengibre sem perder as pontas dos dedos no mandolin. Já quis inscrever Flávio diversas vezes e ele sempre me convence a não fazer isto pela sua lentidão no mercado. Devo concordar com ele.

Já sobre os doces… Fecho os olhos e tento me transportar para os sabores descritos pelos participantes: brigadeiro de capim limão com creme brulée ou massa amanteigada com toque de cupuaçu e amendoim. Será que esta mistura funciona? No meu paladar imaginário, nem sempre daria certo…

Doces saborosos, sem excesso de açúcar e criatividade não são suficientes! Os bolos devem ser suspensos ou decorados com técnicas que eu nunca havia ouvido falar quando… quando penso na história de João e Maria e a casa da Bruxa Má, toda feita de doces. Eram pirulitos em forma de espiral ou bengalas vermelhas e brancas, eram barras de chocolate com oito quadradinhos, eram balas vermelhas ou amarelas embaladas em papéis transparentes que enfeitavam a casa de biscoito de gengibre nas janelas sempre abertas.

Esta é a imagem que víamos nos livros infantis e nos fazia salivar.

Hoje, para uma geração cada vez mais exigente, onde o brigadeiro foi substituído por brigadeiro gourmet, pois não usamos mais o velho e amado Nescau, mas um audacioso chocolate belga, as crianças devem ter dado um upgrade na casa da Bruxa Má.

Provavelmente as janelas são feitas de isomalte, com portas de isopor comestível e chocolate maleável, além de lindas pinturas em glacê real e estatuetas cobertas de pasta americana, tingidas e pintadas com diversas técnicas que oferecerão a ideia de estarmos comendo madeira sabor chocolate suíço.

Tadinha da Bruxa Má! Espero que tenha feito curso de doces finos…

 

 

 

 

 

Bárbara Seabra – Cirurgiã-dentista e Escritora

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *