Um casal potiguar percorreu mais de 100 países em pouco mais de um ano, com objetivo de entrar no livro dos recordes, o Guinness Book, como o primeiro casal a conhecer todos os países do planeta no menor período de tempo possível.
O desafio dos fotógrafos André Luiz Bezerra e Débora Espíndola Bezerra, que moram em Natal, começou em março de 2022, após um série de perdas familiares.
“Perdi meu pai e minha mãe em menos de um ano. Aí pensei como a vida é curta e que estávamos só do trabalho para casa”, conta André, que a partir de então, começou a sonhar em conhecer outros países.
“A gente começou a trabalhar ainda mais e economizar ao máximo para poder juntar dinheiro e iniciar as viagens. No início a gente pensou em 10 países, mas aí André chegou com a ideia de entrar para o Guinnes Book e conhecer todos os países. Eu disse ´bora'”, lembra Débora.
As viagens começaram em 16 de março de 2022, na Europa. Depois, os dois voltaram para conhecer países da América do Sul, Central e foram até o continente Asiático.
“Em meio a tantas descobertas, a gente aprende a valorizar mais o nosso Brasil”, reflete a Débora.
Atualmente os Colecionadores de Países, como são conhecidos nas redes sociais, estão na África. Nesta sexta-feira (14) eles chegaram no país de número 108, Zimbábue.
Em todos os países que eles passam, é preciso fazer um processo de comprovação da visita por meio de documentos, registros em fotos e vídeos, e até assinaturas de testemunhas.
“Temos três anos e 97 dias para bater o recorde, mas nosso plano é finalizar até, no máximo, o meio do ano que vem”, diz o fotógrafo.
Fonte: G1RN