Nesta quinta-feira (21), uma equipe de juízes vai realizar visita técnica para estudar a possibilidade de abrir mais vagas para o Centro Educacional (Ceduc) Pitimbu. Os juízes do TJ vão compor grupo interinstitucional que também abrange promotores do Ministério Público, o presidente da FUNDAC e uma equipe de apoio técnico.
O Ceduc Pitimbu foi reaberto em dezembro de 2015 após três anos interditado totalmente por não dispor de condições de higiene, além de oferecer risco à integridade física e psíquica dos internos. Em dezembro, a juíza Daniela Simonetti Meira Pires de Araújo determinou a abertura parcial do centro, que pode receber apenas dez internos. Essa nova vistoria vai determinar se o prédio poderá receber mais jovens infratores.
“Eu prevejo que se a gente conseguir abrir essas dez vagas que pretendemos, vamos reduzir vários assaltos que são cometidos por jovens infratores, porque os que serão encaminhados ao Ceduc sãos os de alta periculosidade”, ressaltou o juiz Homero Lechner, da 3ª Vara da Infância e Juventude de Natal.