O Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta do SENAI trouxe inovação e um nível mais avançado de desafios às competidoras do estande Tecnologia da Moda, modalidade formada por quatro competidoras e alunas dos cursos de Estilos e Desenhista de Moda do Centro. Durante 6 horas diárias de prova, as competidoras foram inseridas numa situação surpresa, onde até esta sexta-feira (16/8), último dia da competição, elas terão que criar três peças do vestuário feminino, para uma mulher que precisa ir a dois tipos de evento.
Nos três primeiros dias, as competidoras precisaram criar um blazer feminino, seguindo todas as técnicas aprendidas em sala de aula, além dos padrões, formas e medidas estipuladas. No 4º dia, o desafio será criar uma saia que formará conjunto com o blazer e, por último, as alunas terão que usar a técnica de moulage, para customizar a saia produzida no dia anterior. Moulage é a técnica de construção da peça num manequim próprio para a finalidade, onde o alfaiate profissional utiliza o modelo de pano como molde, ao invés do papel para suas criações.
Além da situação problema e de toda a estrutura no estande que recria o ambiente de um ateliê, as alunas contam com a presença de duas avaliadoras, ambas designs de moda e professoras do SENAI que durante toda a competição, avaliam os trabalhos realizados, analisando a simetria, as costuras e a desenvoltura das competidoras. Para participar da Olimpíada do Conhecimento, as alunas inscritas passaram por uma seleção no SENAI, onde as quatro maiores notas foram classificadas para a competição.