O Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) participou, na manhã desta 2a feira, da reunião com entidades públicas e privadas do Estado convocada pelo Governador do Estado, Robinson Faria, com a presença de secretários, parlamentares e dirigentes setoriais e empresariais do Rio Grande do Norte.
O CERNE foi uma das instituições com sede no Estado convidadas a participar com sugestões e propostas para inserção de empreendimentos de logística e infra-estrutura na segunda edição do Plano de Investimento em Logística – PIL-2, do Governo Federal.
Na ocasião, o diretor-presidente do CERNE, Jean-Paul Prates, entregou aos representantes do Governo do Estado a “Proposta Conceitual de Logística Portuária para o RN – Terminal Portuário do Potengi”, que apresenta um conceito de porto intermodal, a ser construído na área já degradada da margem esquerda do Rio Potengi, hoje ocupada por antigas salinas e viveiros de camarão desativados.
O novo Porto de Natal não parte da premissa de desativação do atual porto, que deverá ser reconfigurado para usos específicos e especializado em passageiros e cargas de alto valor agregado. Na nova área de expansão (8,7 km2), bem mais ampla e mais acessível por terra e por água, seria instalado um complexo portuário de importância continental – inédito na região Nordeste por se localizar em ambiente operacional de águas protegidas, ainda assim, capaz de comportar os grandes cargueiros atuais, tanto graneleiros quanto de containers.
Como sempre seminários com portas fechadas, com participantes que circulam em carros fechados com ar condicionado. Com gabinetes sem janelas não enxergam a cidade. A cidade Natal não tem estrutura para trafego de carretas e caminhões, em cargas e descargas de navios. A cidade não tem mais espaços de expansão para atividades portuárias. O caminho do trem seria uma opção de acessar uma área retro portuária nas cidades vizinhas..
A cidade tem desafios
http://www.publikador.com/politica/maracaja/2015/05/desafios-para-a-cidade-de-natal/