Não é só de aparatos tecnológicos e futuristas que vive a CES (Consumer Electronic Show) 2019. A maior feira de tecnologia do planeta entra para a efervescente discussão da mobilidade urbana, envolvendo não apenas o mundo automotivo, mas também abordando questões sociais.
Para este ano, a mostra tem como direcionamentos a introdução da inteligência artificial em carros e motos, além de soluções para a melhor locomoção de deficientes.
A Hyundai não quer saber de carros autônomos ou cheios de assistentes virtuais na CES. A coreana apresentou uma solução de veículo para trafegar em locais de difícil acesso – seu principal foco é o resgate de pessoas em desastres naturais.
O Elevate, feito sobre uma plataforma modular para carros elétricos, pode rodar como um automóvel comum em estradas ou andar como um mamífero (ou um réptil, como preferir), reproduzindo quatro pernas articuladas independentes.
Além do tráfego em terrenos altamente acidentados e escalada em paredes, ele pode ainda ajudar na mobilidade de deficientes, nivelando-se a alturas específicas para evitar escadas.
Fonte: G1