Volkswagen vai oferecer ChatGPT como item de série em seus carros — Foto: Divulgação/Volkswagen
Volkswagen vai oferecer ChatGPT como item de série em seus carros — Foto: Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen anunciou nesta segunda-feira (8) seus primeiros veículos com assistente de voz que integra com o chatbot (robô) ChatGPT, permitindo que os motoristas recebam conteúdo por voz durante a viagem.

O sistema adotado pela montadora alemã foi apresentado na CES 2024, a maior feira de tecnologia do mundo, que acontece em Las Vegas (EUA).

O chatbot, que está sendo integrado nos veículos VW por meio de uma parceria com a empresa norte-americana de software Cerence, pode controlar o entretenimento no carro e responder a perguntas de conhecimento geral.

No futuro, ele poderá conversar com os motoristas e interagir de outras formas, disse a montadora em comunicado. A tecnologia não terá acesso aos dados do veículo: “perguntas e respostas são deletadas imediatamente para garantir o máximo nível de proteção de dados”, completou.

“O ChatGPT é oferecido com a última geração de informação e entretenimento nos seguintes modelos: ID.7, ID.4, ID.5, ID.3, além dos recém-lançados Tiguan e Passat, e o novo Golf”, disse a VW em comunicado.

 

A empresa não revelou os primeiros países a ter a tecnologia em seus automóveis, mas adiantou que “será a primeira fabricante de alto volume a oferecer o ChatGPT como item de série a partir do segundo trimestre de 2024″.

Segundo o site de tecnologia “TechCrunch”, a implementação começa na Europa. Os Estados Unidos estão “sendo considerados”, revelou o portal.

A GM, dona da Chevrolet, também anunciou em março do ano passado que estava trabalhando em um assistente pessoal digital usando modelos de IA que equipam o ChatGPT.

A Mercedes-Benz realizou um programa de testes em junho passado, permitindo que cerca de 900 mil veículos que tinham o sistema “MBUX” da montadora baixassem o ChatGPT, com o objetivo de que os usuários pudessem realizar tarefas como fazer reservas de filmes ou restaurantes enquanto dirigem.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *