Charles Leclerc se tornou neste sábado o primeiro piloto da Ferrari desde Michael Schumacher em 2001 a fazer quatro poles consecutivas na Fórmula 1. Na classificação para o GP da Rússia, o monegasco fez 1m31s628 na sua volta mais rápida e superou o líder do campeonato Lewis Hamilton em 0s402 na etapa final da classificação.
Sebastian Vettel voltou a ser coadjuvante e ficou em terceiro, a 0s425 do companheiro de equipe. Já o vice-líder da tabela, Valtteri Bottas, fechará a segunda fila, pois Max Verstappen (STR), punido por troca de componentes do motor, caiu de quarto para nono.
Com isso, vão largar da quinta à oitava posições, Carlos Sainz (McLaren), Nico Hulkenberg (Renault), Lando Norris (McLaren) e Romain Grosjean (Haas), enquanto Daniel Ricciardo (Renault) ficou com o décimo lugar no grid, atrás de Verstappen.
Charles Leclerc, o pole position: “O carro estava incrível. E é muito bom estar na pole, mas a largada é muito importante aqui, mais do que em qualquer lugar. Eu quero apenas focar no trabalho amanhã, que parece bom para nós”.
Lewis Hamilton, o segundo no grid: “Foi uma classificação difícil, porque esses caras estão muito rápidos nas retas – modo jato. Mas estou contente que o carro tenha funcionado. Não esperava estar na primeira fila”.
Sebastian Vettel, terceiro colocado: “Não estou completamente feliz. Não consegui extrair o máximo do carro hoje, com o Q1 sendo interrompido. Amanhã a largada será importante, e a velocidade está lá, então vamos ver”.