Uma frente fria avança sobre o Sudeste do Brasil e nuvens carregadas se espalham sobre os quatro estados da Região. Mas uma massa de ar seco ainda predomina sobre o Norte Mineiro e impede que as nuvens de chuva cheguem a esta região. Com o afastamento desta frente fria do Sul do Brasil, as nuvens carregadas saíram da Região reduzindo significativamente a chuva.
O ar frio de origem polar que avançou sobre o Sul do Brasil causa acentuada queda da temperatura, para os padrões de outubro, no Sul do Brasil e também influencia parte de Mato Grosso do Sul e São Paulo.
A presença de ar úmido e quente sobre o Centro-Oeste e Norte do Brasil permite a formação de nuvens carregadas sobre essas regiões. Estas nuvens podem provocar pancadas de chuva moderadas a fortes.
O ar seco predomina sobre o Nordeste e poucas nuvens se formam sobre a maior parte desta Região.
Previsão do tempo para o Brasil para 13/10/2023 – sexta-feira
Região Sul
Com o afastamento de uma frente fria do Sul do Brasil, as nuvens carregadas saíram da Região reduzindo significativamente a chuva.
O ar frio de origem polar que avançou sobre o Sul do Brasil causa acentuada queda da temperatura, para os padrões de outubro.
Nesta sexta-feira, o sol predomina sobre o Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e do Paraná, mas algumas áreas podem ter muitas nuvens pela manhã.
Por causa do frio atípico, pode gear ao amanhecer na fronteira com o Uruguai, no sul gaúcho.
No centro-leste do Paraná, no Vale do Itajaí e litoral de Santa Catarina, incluindo as capitais Florianópolis e Curitiba, ainda chove fraco na madrugada e de manhã, mas no decorrer do dia deve apenas chuviscar. Faz frio.
No centro-sul e na serra catarinense, o céu fica nublado e pode garoar. Já o centro-norte do Paraná tem alguns períodos com sol, mas entre muitas nuvens e ainda pode ocorrer alguma chuva isolada e fraca.
Região Sudeste
Uma frente fria avança sobre o Rio De Janeiro e sobre Minas Gerais e estimula a formação de nuvens carregadas sobre quase todo o Sudeste.
O ar seco e quente ainda predomina na divisa de Minas Gerais com a Bahia e por isso não chove nesta região, O calor chega aos 40°C em alguns locais
A frente fria e o ar quente que ainda predomina sobre o Sudeste formam nuvens carregadas que provocam muita chuva nesta sexta-feira sobre o Rio de Janeiro, no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Grande Belo Horizonte, na Zona da Mata Mineira, no Sul de Minas e no norte e no litoral de São Paulo. Estas regiões ficam em alerta para temporais. A chuva pode causar transtornos para a população
No centro-leste de Minas (inclui Vale do Rio Doce) e no Espírito Santo, o sol aparece por várias horas e as pancadas de chuva ocorrem a partir da tarde.
A Grande São Paulo, o sul e o leste de São Paulo passam o dia com céu nublado e faz frio. Ainda pode chover, mas com fraca a moderada intensidade. no centro, oeste e noroeste de São Paulo a sexta-feira é com períodos de sol, muitas nuvens e chuva a qualquer hora, mas com até moderada intensidade. O calor diminui com a presença de ventos frios de origem polar.
Região Centro-Oeste
O ar úmido predomina sobre o Centro-Oeste e nuvens carregadas crescem sobre a maior parte da Região. Assim, quase todo o Centro-Oeste tem uma sexta-feira quente e abafada, com sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, mas que ocorrem de forma isolada e com curta duração.
A passagem de uma frente fria pelo Sudeste do Brasil deixa o tempo mais instável em Goiânia e no centro-sul de Goiás e no extremo norte de Mato Grosso do Sul, fazendo com que a chuva seja mais frequente e forte sobre estas áreas
O ar seco influencia o extremo norte de Goiás e a Chapada dos Veadeiros, deixando o tempo firme, com sol forte o dia todo.
O ar frio de origem polar passa pelo oeste e sul de Mato Grosso do Sul deixando a temperatura baixa para esta época do ano. O so, aparece entre muitas nuvens.
Região Nordeste
O ar seco predomina sobre o Nordeste e poucas nuvens se formam sobre a maior parte desta Região. A baixa umidade do ar inibe a formação de grandes nuvens.
Quase todo o Nordeste tem um dia com sol forte e algumas nuvens, mas sem condições para chuva.
A passagem de um vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera (VCAN) pode causar aumento da nebulosidade e pancadas de chuva no decorrer do dia no litoral do Maranhão e do Piauí e sobre o Ceará, o que não é comum nesta época.
Algumas pancadas de chuva também podem ocorrer na faixa litorânea, no Agreste e na Zona da Mata, desde o Rio Grande do Norte até Ilhéus, no sul da Bahia.
Região Norte
O ar úmido e quente predomina sobre a Região Norte do Brasil e nuvens carregadas crescem na maior parte da Região.
O ar seco voltou a predominar sobre o Tocantins e sobre o leste do Pará. O sol forte predomina nestas áreas e não chove.
No sudoeste e sul do Amazonas, no Acre e na fronteira de Rondônia com a Bolívia, o dia é com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes, que podem ser fortes e volumosas.
Nas demais áreas de Rondônia e do Amazonas, em Roraima, no Amapá e nas maios parte do Pará, o sol aparece em grande parte do dia, mas ocorrem pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Algumas pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes
Fonte: Climatempo