As chuvas registradas nos últimos dias no Estado estão sendo causadas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema que impulsiona as precipitações durante em todo o Nordeste. Segundo os meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), as chuvas no Rio Grande do Norte devem se prolongar por mais cinco ou dez dias.
Segundo Gilmar Bistrot, gerente de Meteorologia da Emparn, só é possível fazer uma previsão mais segura nos próximos cinco a dez dias, contudo, se sabe que neste intervalo a expectativa é de ocorrência de mais chuvas. Vale reforçar que as precipitações são momentâneas, ou seja, o clima chuvoso atual, por enquanto, não significa uma mudança no quadro climático.
Apesar das recentes chuvas, os meteorologistas afirmam que as recentes precipitações não modificam as expectativas de chuvas abaixo da média no nosso estado. Mais de 100 municípios potiguares apresentam quadro climatológico seco ou muito seco. Como exemplo, podemos citar as cidades de Mossoró, Apodi e Assu, na Região Oeste, e Santa Cruz, Nova Cruz e Tangará, no Agreste.