Uma equipe do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA), a maior do Rio Grande do Norte, classificou como “bom” o volume de água do rio Piranhas. Segundo Emídio Torres, coordenador da Secretaria Executiva do CBH PPA, o motivo da melhora está relacionado às chuvas que caíram nos últimos dias em várias partes do estado e também na Paraíba, onde nasce o rio.
O coordenador percorreu o leito do rio Piranhas na manhã da última segunda-feira (11), seguindo do ponto de captação da Caern, na cidade de Jardim de Piranhas, seguindo até a divisa do Rio Grande do Norte com o estado da Paraíba, no município de São Bento.
A notícia chega após a constatação por parte do diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), Josivan Cardoso, de que se a quadra chuvosa se mantenha seca, até junho deste ano, 90% dos reservatórios do Estado podem entrar em colapso ou atingir o volume morto (10 % da capacidade). A previsão meteorológica da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), para os primeiro semestre do ano confirma a preocupação com os níveis dos mananciais hídricos.