CIDADANIA –
Esses dias de veraneio aqui na praia de Búzios, além de lúdicos, também tem sido de observação das pessoas no que se refere ao descarte do lixo nosso de cada dia e cada vez mais chego a certeza da deseducação do nosso povo. A culpa nem sempre é do prefeito,muito embora ele seja um dos grandes responsáveis,por não remover os entulhos e não disponibilizar uma equipe para esse fim.
Andando nas ruas é facil ver sacos plásticos cheios de lixo, descartados por pessoas que saem de casa de automóvel e jogam o lixo na primeira esquina que encontram ou no primeiro poste à sua frente causando um mau cheiro, além de muitas moscas. Muitos se esquecem que pessoas vão ser obrigadas a conviverem com essa fedentina por um lixo produzido por outro e que seu direito termina onde o do outro começa.
Na praia é de cortar o coração ou matar o sujeito de raiva,descartam de tudo no mar,da latinha de cerveja à plásticos que embalam picolés, biscoitos,comidas trazidas de casa,etc.
As nossas dunas , muito bonitas, são também alvo de poluição por parte do nosso povo. É só subir e verificar in loco! Além das belezas naturais das dunas-fauna e flora -,temos também muitos plásticos,latas e garrafas- muitas delas quebradas, ” enfeitando a natureza”,podendo causar inclusive acidentes-.
Sei que a maioria desses problemas é uma questão de educação e cidadania que se arrastam ao longo de anos e também de bom senso.
A pergunta é: quando nos tornaremos uma nação de verdade, no tocante a direitos e deveres?
José Alberto Maciel de Oliveira – Representante comercial aposentado