Uma equipe de médicos da Grécia afirma ter conseguido fazer com que os ovários de mulheres que já tinham parado de menstruar voltassem a produzir óvulos, levando à reversão da menopausa. Segundo os médicos da clínica Genesis, em Atenas, entre as pacientes tratadas está uma que já não menstruava havia cinco anos.
O ginecologista Konstantinos Sfakianoudis e sua equipe se concentraram em mulheres que tiveram menopausa precoce no tratamento, que envolve uma técnica geralmente usada para acelerar a cura de lesões. O médico deu mais detalhes sobre a pesquisa em entrevista à revista especializada “New Scientist”.
Se os resultados da pesquisa grega forem confirmados, a técnica poderá ser usada para aumentar a fertilidade em mulheres mais velhas, ajudar pacientes com menopausa precoce a ficarem grávidas e atuar o combate aos efeitos da menopausa.
A equipe grega usou a terapia PRP (Plasma Rico em Plaquetas), que consiste na retirada e centrifugação de sangue da paciente, em um processo que leva ao isolamento das moléculas que desencadeiam o crescimento de tecidos e vasos sanguíneos.
Essa terapia já é muito usada para acelerar a cura de ossos fraturados e músculos lesionados, apesar de ainda não se saber totalmente qual é sua eficácia.
Segundo a equipe de Sfakianoudis, a técnica PRP também parece ajudar a rejuvenescer ovários.
*Com informações da BBC
Os promotores do caso Gisèle Pelicot pediram a pena máxima para Dominique, o ex-marido da…
O esquerdista Yamandú Orsi venceu a eleição presidencial do Uruguai, com 49,3% dos votos. Com 87%…
1- A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a ordem dos confrontos da Pré-Copa…
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nova Esperança, em Parnamirim, na Grande Natal, esteve superlotada no…
Sem teto e parte do piso, peças quebradas e falta de vidros, o carro de…
A população mundial está envelhecendo em ritmo acelerado. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS)…
This website uses cookies.