Os negócios de pequeno porte que aliam boas práticas de excelência em gestão ao talento empreendedor dos gestores foram reconhecidos pelo Sebrae no Rio Grande do Norte com a entrega do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil 2012. Das oito finalistas da etapa estadual, cinco empresas sagraram-se campeãs da premiação, cuja solenidade de entrega ocorreu na noite da ultima segunda-feira (10). As vencedoras vão representar o estado na fase nacional, prevista para abril de 2013.

Na categoria Serviços, a empresa vencedora foi a Medeiros & Simas Assessoria e Consultoria, de Currais Novos. O Hotel Villa Oeste (Mossoró) venceu na categoria Serviços de Turismo. A Activesoft (Natal) e a Metalúrgica Aço Lar (Mossoró) levaram os prêmios nas categorias Serviços de Tecnologia da Informação e Indústria, respectivamente. O PH3 Centro Educacional, de Parnamirim, faturou dois troféus. Além de conquistar o pódio na categoria Serviços em Educação, o colégio também levou o prêmio Destaque de Boas Práticas em Responsabilidade Social.

“É uma honra para o Sebrae premiar esse empresário que se esforça para se diferenciar no mercado com ações inovadoras e prima por melhorar a gestão do seu negócio. Fico feliz em constatar que em sua maioria os finalistas são jovens empreendedores que não temem se arriscar em busca de competitividade”, ressaltou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Silvio Bezerra.

Durante a solenidade, o diretor-superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, destacou a importância do segmento das MPE para a economia potiguar. Atualmente, o Rio Grande do Norte tem cerca de 87 mil empresas enquadradas no Simples, o regime unificado de arrecadação de tributos. “O intuito desse prêmio é reconhecer e valorizar as empresas de pequeno porte que são maioria no estado. É a forma de reconhecer o desempenho desses empresários que adotam uma gestão inovadora, criam um diferencial para competir no mercado e obter bons resultado”.

Os empreendimentos vencedores foram avaliados de acordo com os oito critérios de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ): Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas; Processos e Resultados. Nesta edição, 1.280 empresas se inscreveram e 1.250 foram analisadas segundo esses parâmetros. 15 delas receberam visitas técnicas.

Participam do MPE Brasil micro e pequenas empresas com receita bruta anual de até R$ 2,4 milhões e com pelo menos um ano fiscal. A proposta do prêmio é reconhecer as experiências que promovem aumento da produtividade nos negócios por meio da disseminação de conceitos e técnicas de gestão. O Prêmio MPE Brasil é promovido anualmente pelo Sebrae juntamente com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), a Gerdau e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) com patrocínio da Petrobras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *