O CineSolar, projeto de cinema itinerante pioneiro no Brasil, chega ao Rio Grande do Norte nesta semana para apresentar sessões de curtas-metragens e o filme “Mogli – O Menino Lobo”.
As exibições, cujas projeções são movidas à energia solar, acontecerão na cidade de João Câmara nesta sexta-feira (4), e em São Miguel do Gostoso, no distrito de Umburana, no sábado (5). Serão ofertadas sessões gratuitas para a população e oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens.
O projeto Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido à energia limpa e renovável. Lançado em 2013, o projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura.
Com 10 anos em atividade, o projeto CineSolar transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1.870 sessões e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal, e tem por objetivo promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.
Oficinema
Além das sessões de cinema, o CineSolar realiza a Oficinema Solar com crianças e jovens, que integra arte, tecnologia e sustentabilidade. O encontro presencial, com duração de até três horas, tem como objetivo sensibilizar e possibilitar a expressão dos participantes através da linguagem audiovisual, com a utilização de elementos básicos como fotografia, enquadramento e roteiro.
Na cidade de João Câmara, o evento terá dois encontros na sexta-feira (4): das 9h às 11h, na Escola Municipal Indígena Samambaia, que fica na Comunidade Indígena Santa Terezinha – Povo Mendonça/Potiguara, e das 14h30 às 17h, na Escola Municipal Indígena Amarelão.
PROGRAMAÇÃO
João Câmara: Sexta-feira (04/08)
Oficinema Solar
- 9h às 11h: Escola Municipal Indígena Saramandaia – Comunidade Indígena Santa Terezinha – Povo Mendonça/Potiguara
- 14h30 às 17h: Escola Municipal Indígena Amarelão
Sessões de Cinema
- Horários: 18h – 1ª sessão: curtas-metragens infantis e ambientais com o tema ‘Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro’ / 19h – 2ª sessão: filme ‘Mogli – O Menino Lobo’
- Local: Em frente à Associação Comunitária do Amarelão, 8400 – Zona Rural – João Câmara/RN
Fonte: G1RN