A partir de agora os cinemas localizados em Natal terão que oferecer ao menos uma sessão mensal adaptada a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. A lei foi aprovada pela Câmara Municipal de Natal e sancionada pelo prefeito Álvaro Dias.
A sessão especial denominada ‘Sessão Azul’ deve ter iluminação reduzida e som mais baixo que o volume regular. Além disso, não será exibido trailer no início do filme.
A lei prevê que as pessoas com transtorno do espectro autista e seus familiares terão acesso irrestrito à sala de cinema, e poderão entrar e sair, durante a exibição, de acordo com a conveniência do autista.
Ainda de acordo com o texto da lei, as sessões deverão preferencialmente acontecer em dia útil e durante o horário da tarde e os cinemas deverão divulgar a ‘Sessão Azul’ da mesma maneira que divulgam as outras sessões, por meio de cartazes, painel luminoso, site e durante as sessões normais “como produto do cinema, para que o máximo de pessoas tomem conhecimento e a famílias de autistas possam ser informadas”.
Transtorno do Espectro Autista
O TEA é um transtorno de desenvolvimento da primeira infância em que ocorrem dificuldades na comunicação e interação social.
Não há só um tipo de autismo, mas graduações dentro desse transtorno de desenvolvimento. Um espectro abrange diferentes gradações, intensidades.
Os transtornos do espectro autista podem afetar todo o organismo e, por isso, serem confundidos com outros problemas isolados.
As crianças podem ter convulsões, distúrbios do sono, ansiedade, transtornos alimentares, TDAH, distúrbios de linguagem.
Fonte: G1RN