CINISMO –
Cinismo, palavra com origem no termo grego kynismós, é um sistema e doutrina filosófica dos cínicos. Em sentido figurado o cinismo tem uma conotação pejorativa, sendo que designa um homem agudo e mordaz que não respeita os sentimentos e valores estabelecidos nem as convenções sociais.
Uma pessoa recebe um apartamento valioso, de propina, e é denunciado, entre ouros crimes cometidos ao longo do tempo. Em audiência ele fala ao juiz que o interroga, que pagava aluguel do imóvel, através da esposa que morrera meses atrás. O juiz então pediu-lhe os recibos e a pessoa informou que não sabia onde a esposa os guardara.
Além de mentir cinicamente, demonstrava desorganização. Mas isso não importa muito pois geralmente é a mulher quem costuma organizar as finanças do casal.
Pouco tempo depois o juiz oficializou o pedido para a pessoa apresentar os recibos do aluguel. Aí foi um Deus nos acuda. Com a esposa morta ele não conseguia achar os ditos documentos. Foi então que os “adevogados” tiveram uma ideia brilhante: produzir os recibos. Numa tarde qualquer da semana o pessoal fez os recibos, todos iguais, no processo control C, control V, mas, na pressa, erraram o nome da cidade e usaram duas datas que não existem no calendário: 31 de junho e 31 de novembro.
Peritos foram convocados para examinar os documentos e concluíram que eram falsos.
Os “adevogados” do cínico disseram que, quem preencheu os recibos foi o “dono” do apartamento que estava hospitalizado no dia que assinou, todos, de uma só vez.
Essa pessoa, cínica, cara de pau, mentirosa, está com o mal de Alzheimer. O coitadinho não se lembra de nada. Só lembra que a esposa, responsável por tudo o que ele fez na vida, morreu.
E tem gente, igualmente cínica, que acredita.
Jaécio Carlos – Apresentador do programa Café da Tarde no Youtube e TV Grande Natal