ABC vence América-RN por 2 a 1; Valderrama abriu o placar (Foto: Alexandre Lago)

O Clássico-Rei rolou debaixo de chuva nessa segunda-feira (31). O jogo ocorreu no Estádio Frasqueirão, às 20h30min. O time comandado por Francisco Diá venceu mais uma do América, pelo placar de 2 a 1. Com o resultado, o Mais Querido, joga a decisão do estadual, pelo empate para levantar de forma direta o caneco de Campeão Estadual de 2020. O jogo será na próxima segunda-feira (07), às 16h, novamente na casa do ABC.

Este foi o quarto Clássico Rei do ano. O ABC tem três vitórias e houve um empate. O empate valeu o título do primeiro turno naquela oportunidade. O Alvinegro será campeão estadual se conseguir manter a invencibilidade diante do rival.

O Jogo

O time da casa saiu na frente, marcando um gol com pouco mais de dez minutos de jogo, em contra-ataque mortal, Paulo Sérgio acionou João Paulo na direita e o camisa 10 cruzou rasteiro para Valderrama, livre, mandar para as redes. O time alvinegro foi soberano nos primeiro minutos, o América não conseguia atacar com efetividade. A melhor chance do time alvirrubro ocorreu numa saída do goleiro Rafael e uma finalização com pouca pontaria do camisa 10 americano, Lelê.

O ABC poderia ter um pouco mais de controle das ações do jogos, no entanto, não convertia em jogo e um perde e ganha no meio de campo não causava perigo a nenhum dos dois times.

Em um ataque inspirado, numa jogada individual e de insistência do atacante Zé Eduardo, que ultrapassou o zagueiro Vitor Salvador na velocidade e na vontade. finalizando num bonito gol pro América e decretando o fim do primeiro tempo.

No segundo tempo o América foi determinado em conseguir a vitória e se abriu, proporcionando espaços para o ABC atacar. Roberto Fernandes pôs Romarinho e Carlos Renato a fim de ter mais posse de bola e alcançar a igualdade no marcador. Apesar dos primeiros minutos de pressão e presença no campo de ataque, com Romarinho produtivo, chutando e fazendo o goleiro Rafael trabalhar por duas vezes. Do outro lado Valderrama, que para mim foi o jogador chave da partida, chutou bem e exigiu do goleiro Everton uma bela defesa.

O América foi para cima e com ataques frustrados acabou dando um contra-ataque muito bem aproveitado pelo ABC. Para dar a vitória aos donos da casa, Berguinho  chutou, a bola desviou no defensor alvirrubro, Alisson Brand, não dando chances para defesa de Everton. O América desorganizadamente, tentou buscar o empate, mas o ABC se fechou bem, nas poucas chances dos alvirrubros, faltou pontaria dos atacantes.

Falha na Transmissão

Gostaria e deixar registrado aqui um problema na transmissão da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF), não sei se devido a chuva ou não, mas no segundo tempo a transmissão começou a travar, caiu e os espectadores, tal como eu, deixaram de mostrar um dos lances capitais da partida, o segundo gol do time alvinegro. Fica o recado para que as questões técnicas sejam devidamente conferidas e checadas, faça chuva ou sol, pois o torcedor que pagou para ter acesso a plataforma e assistir ao jogo merece receber um produto com qualidade e eficiência.

Adeus de Roberto Fernandes!

Após a desclassificação na Copa do Brasil e está derrota no Clássico-Rei, Roberto Fernandes e a Diretoria do América chegaram ao consenso de que o técnico não comandará mais o time alvirrubro. A saída do treinador foi confirmada menos de uma hora depois do clássico. Rapidamente o clube anunciou a contratação do técnico Paulinho Kobayashi, ex-Imperatriz. Kobayashi é ídolo americano, mas não seria arriscado colocar uma figura histórica no clube neste fogo-cruzado? Planejamento, organização e tempo, são os melhores aliados para um trabalho de boa qualidade de uma equipe, anunciar a demissão de um técnico e contratação de outro, não sugere nenhum dos itens citados.

A Decisão

Com o resultado dessa segunda-feira (31), o ABC está a um empate de ser campeão estadual. Com isso, vai decidir o título do segundo turno novamente no Frasqueirão, com a vantagem do empate. Como foi campeão do primeiro turno, pode garantir o título estadual de forma direta na próxima segunda-feira, feriado de 7 de setembro.

ABC e América voltam a se enfrentar na segunda-feira, às 16h, no Frasqueirão. O Alvirrubro precisa da vitória para ser campeão do returno e forçar a final em dois jogos contra o rival.

 

 

Leila de Melo – jornalista esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *