Festival Gastronômico de Martins, em 2023  — Foto: Igor Jácome/g1
Festival Gastronômico de Martins, em 2023 — Foto: Igor Jácome/g1

Clima ameno sobre a serra, em pleno sertão nordestino, variedade gastronômica e atrações culturais são a receita para a tradição do Festival Gastronômico de Martins, no Oeste potiguar, que chegou à sua 15ª edição nesta sexta-feira (21).

O evento segue até o domingo (23), com expectativa de receber mais de 20 mil pessoas, segundo a prefeita do município, Maria José Gurgel Costa. O número é mais que o dobro da população de Martins, que é de cerca de 8,7 mil habitantes.

Na praça no centro da cidade, são reunidos estandes de 8 restaurantes da região, que concorrem a prêmios com pratos criados para o festival, além de lanchonetes, foodtrucks, e outras opções de alimentação com diferentes preços. A entrada no evento é gratuita.

O público era tão grande que alguns visitantes relataram que não conseguiram ser atendidos pelos restaurantes. Caso do bancário João Evangelista, 59, que foi ao evento com parte da família pela primeira vez.

“Sugiro que os restaurantes passem a adotar fila de espera, ou opções de pratos rápidos, porque a gente tem que ficar esperando uma mesa vagar e se chegar outra pessoa na frente, a gente perde. Para um festival, com tantas pessoas, creio que seria uma boa solução”, disse.

Segundo a prefeitura, o evento representa um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, entre recursos públicos e patrocínios da iniciativa privada. Valores que, segundo a prefeita, retornam para o município por meio da movimentação do turismo e setores relacionados a ele.

“É um grande investimento na cidade, porque fomenta a economia. Por isso agradecemos nossos patrocinadores. No final de tudo, é que a gente tem um valor real, mas são cerca de R$ 1,5 milhão de investimento. O retorno é enorme, na atração de pessoas de outros estados e na apresentação do potencial do nosso município”, disse.

A servidora pública Letícia Nascimento, 27 anos, participou do evento pela segunda vez, se emocionou ao assistir a apresentação de um grupo de sanfonas formado por crianças e aproveitou para cantar as músicas de Jorge Vercilo.

“Vim pela primeira vez no ano passado. São apresentações muito boas, culturais. É uma oportunidade incrível assistir ao show de Jorge Vercilo com banda completa, com ótimos músicos. Eu conhecia todas as músicas”, relatou.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *