Candidatos as prefeito de Natal: Carlos Eduardo, Hero, Nando Poeta, Natália Bonavides, Paulinho Freire e Rafael Motta — Foto: Arte

A educação é outro tema presente em todos os programas de governo dos candidatos a prefeito de Natal para as eleições municipais de 2024. Todos os seis candidatos apresentaram propostas sobre o tema nos documentos entregues à Justiça Eleitoral.

Os candidatos tiveram proposições variadas, mas alguns pontos em comum apareceram, como a expansão no número de vagas nas creches municipais – seja através da criação de novas unidades, com expansão ou reforma de outras existentes ou até com projetos emergenciais.

Entre as ideias apresentadas nos planos de governo, estão um programa de climatização das salas de aula, a criação de uma universidade pública municipal, além da contração de guardas escolares para garantir a segurança nas unidades.

Veja as propostas dos candidatos abaixo, por ordem alfabética:

Carlos Eduardo (PSD)

O candidato Carlos Eduardo propõe, no plano de governo, a construção de novas escolas e CMEIs, além de reformar as unidades existentes, com oferta de laboratórios e bibliotecas. No plano de governo consta ainda um programa de instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula e a revisão do Plano Municipal de Educação. Uma das propostas também é para o fortalecimento do programa Busca Ativa, aliado a promoção de ações de reintegração de alunos, para evitar evasão escolar.

Entre as propostas estão ainda a capacitação de profissionais e adequação das escolas para alunos com necessidades especiais, além da criação de centros de reabilitação e apoio psicopedagógico. O plano de governo trata também da implementação de planos educacionais individualizados. O candidato propõe ainda no plano a instalação de câmeras de segurança e contratação de guardas escolares para segurança.

Carlos Eduardo também colocou entre as propostas a implementação de uma educação integral, com inclusão de esportes, artes e apoio pedagógico no contraturno escolar. Além disso, no plano consta o fortalecimento dos conselhos escolares, a criação de reuniões regulares com pais e representantes da comunidade, e também a implementação do piso nacional dos professores.

Hero (PRTB)

O candidato Hero informou no plano de governo que vai criar um concurso público para a educação de Natal com 1 mil vagas em diversas áreas em 2025. Entre as principais propostas do candidato está ainda a criação de uma Universidade Pública Municipal, com cursos de todas as áreas. O plano de governo de Hero ainda promete capacitar profissionais da educação com cursos de qualificação e reciclagem, além da implementar um plano de carreira, cargos e salários.

O candidato propõe ainda expandir a rede de creches municipais e estabelecer horários integrais. No plano de governo, Hero informou que pretende fiscalizar a aplicação mínima de 25% na edudação da receita dos impostos e também fiscalizar a distribuição e a qualidade da merenda escolar.

Hero propõe ainda criar brinquedotecas nos bairros para serem usadas nas férias escolares, implementar cursos profissionalizantes nas escolas e um projeto para reforço escolar para alunos. O candidato ainda colocou no documento que pretende promover a volta da guarda municipal nas escolas durante as aulas à noite e também prometeu desenvolver campanhas para orientar o estudante quanto à profissão no futuro.

Nando Poeta (PSTU)

O candidato Nando Poeta prometeu no plano de governo garantir vagas para todas as crianças em creches e escolas públicas. O plano de governo também traz a proposta de aumentar os recursos investidos da receita corrente líquida em educação pública e restruturar a rede municipal de educação com a garantia de recursos públicos destinados exclusivamente ao serviço público.

O plano de governo do candidato traz ainda a proposta de universalizar o acesso à educação e ampliar o número de Centros Municipais de Educação Infantil, além de garantir o período integral nas creches, com funcionamento das 7h às 18h.

No plano de governo do candidato Nando Poeta, há ainda a proposta de construir novas escolas no município. O plano cita ainda a implementação da educação artística em todas as escolas municipais e a criação de Conselhos Populares para tratar dos principais tópicos sobre a cidade, incluindo um para a educação.

Natália Bonavides (PT)

No plano de governo, a candidata Natália Bonavides propõe a construção de creches com tempo integral e horários estendidos para atender pais que trabalham em horários diferenciados. A candidata promete ainda finalizar obras inacabadas em creches, construir novas unidades e elaborar um plano emergencial de ampliação de vagas para garantir o acesso de estudantes à rede pública municipal. Natália propõe ainda garantir adequação das unidades de ensino e dos serviços de educação às necessidades das pessoas com deficiência.

Entre as propostas da candidata, está ainda o aumento da oferta de turmas para jovens e adultos, além da criação de uma política de enfrentamento ao analfabetismo e da fiscalização do cumrpimento do Plano Municipal de Educação e da construção de Conselhos Escolares. Um dos projetos apresentados também é para elaborar a política municipal de formação e valorização dos profissionais da educação, o que inclui o cumprimento de piso salarial e a formação contínua do servidor.

Natália propõe ainda construir um plano para reduzir os aluguéis dos prédios escolares e CMEIs, buscando ter equipamentos próprios, além e ampliar o número de salas de aula climatizadas e garantir livro didático e fardamento escolar para os estudantes. A candidata propõe ainda que as escolas tenham acesso à internet, a crição do programa de letramento digital, a ampliação a frota de veículos de transporte escolar e a alimentação escolar de qualidade, incluindo alimentos saudáveis da agricultura familiar.

Paulinho Freire (União Brasil)

No plano de governo, Paulinho Freire promete implementar o programa Fila Zero, para garantir vaga para todas as crianças em creches, e ampliar o número de vagas na educação infantil com construção de novos CMEIs ou ampliação dos existentes, além de implantar quatro escolas de educação em tempo integral e criar o Centro de Referência em Educação Especial para atender no contraturno quem tem crianças com necessidades especiais.

Entre as propostas está ainda criar um programa para ocupar as crianças no contraturno escolar com atividades esportivas, culturais e de formação tecnológica e empreendedora. O plano de governo ainda apresenta a proposta de modernizar o Centro Municipal de Referência em Educação e criar um Programa de Pós-Graduação em Educação Pública, além de ampliar o Programa de Alfabetização na Idade Certa para alfabetizar crianças até 7 anos.

Paulinho Freire ainda propõe criar o Prêmio Municipal de Gestão Escolar para premiar os 10 melhores desempenhos das unidades da rede municipal, com base no IDEB. Entre as propostas estão ainda a implementação, em pelo menos 30% da rede municipal, do programa de robótica e a criação do Programa Educação para o Esporte no contraturno das aulas. O candidato também propõe a implementação do programa “EJA, você e o Futuro” para entrada dos alunos no mercado de trabalho e um programa para escolas adquirirem livros no Festival Literário de Natal (FLIN), sendo 40% dos recursos destinados a obras de editoras natalenses.

Rafael Motta (Avante)

No plano de governo, Rafael Motta propõe proporcionar uma educação inclusiva através de creches e escolas de tempo integral. O candidato aponta no documento que a primeira medida caso seja eleito será eliminar o sorteio de vagas nas creches municipais, para garantir a totalidade de crianças dentro das unidades de ensino.

O plano cita ainda que os equipamentos municipais passariam a ser dotados de profissionais especializados para que nenhuma criança fique sem suporte especializado. Rafael Motta promete ainda cumprir o piso salarial dos professores e os planos de carreiras dos profissionais da educação.

Entre as propostas do candidato estão o fornecimento de soluções na gestão da educação com a integração de todas as áreas – como a secretaria de Educação, a gestão escolar, os setores pedagógico, de transporte e merenda – para possibilitar um raio-x em tempo real dos serviços. O candidato também propõe o monitoramento do aluno e dos profissionais que estão envolvidos no processo educacional.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *