Construção de desvio às margens da BR-304 chega a 50%, segundo o Dnit — Foto: Dnit/Divulgação
Construção de desvio às margens da BR-304 chega a 50%, segundo o Dnit — Foto: Dnit/Divulgação

Com a BR-304 interditada há quase um mês, após o rompimento de uma ponte no município de Lajes, o desvio construído pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está com 50% de execução, segundo anunciou o órgão federal.

A ponte se rompeu no dia 31 de março deste ano, após a cheia de rios na região. O desvio começou a ser construído no dia 3 de abril e tinha previsão de conclusão de 15 dias. Segundo o Dnit, a expectativa atual é de que o desvio comece a ser usado na primeira quinzena de maio.

“A conclusão dos serviços está condicionada a condições climáticas favoráveis, uma vez que o excesso de chuva dificulta a colocação de material do pavimento”, informou o órgão.

A rodovia corta o Rio Grande do Norte de Leste a Oeste e é a principal ligação entre as maiores cidades do estado – Natal e Mossoró.

Enquanto o desvio oficial não é finalizado, usuários da BR-304 têm utilizado uma estrada improvisada, aberta por dentro de fazendas da região. Os motoristas chegam a pagar até R$ 30 para atravessar o trecho.

Segundo o Dnit, quando finalizado, o desvio oficial, às margens da rodovia, terá 500 metros de extensão, 10,5 metros de largura (incluindo dois acostamentos de 1,5 metro cada) em pavimento de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

A camada de concreto terá sete centímetros de espessura e, de acordo com o órgão, vai garantir mais segurança ao trafegar, possibilitando, inclusive, a passagem de veículos pesados.

A pista provisória também deverá ser aproveitada futuramente como parte do canteiro de obras para a execução da nova ponte.

Construção de nova ponte

O anteprojeto para contratação emergencial de empresa que vai construir a nova ponte está em análise pela equipe técnica da autarquia. Após a aprovação do anteprojeto, será dado início ao processo de contratação de empresa especializada para a obra.

Segundo o Dnit nova estrutura terá “conformações diferentes da travessia que colapsou”, que visam elevar a capacidade de vazão e afastar o risco de novas ocorrências como a de março.

Veja rotas alternativas divulgadas pelo Dnit

Sentido Natal – Mossoró

  • Rota 1: BR-226/RN, seguindo por Currais Novos e Jucurutu (via Florânia), até Triunfo Potiguar, pela RN-233 até Açu, acessando A BR-304, em direção a Mossoró;
  • Rota 2: BR-406/RN até Macau, seguindo pela RN-118, acessando a BR-304/RN (acesso no km 118, após o ponto de interdição), em direção a Mossoró.

 

Sentido Mossoró – Natal

  • Rota 3: Saindo pela BR-304/RN e acessando a RN- 118 (acesso a Ipanguaçu), no sentido Macau ingressar na BR-406/RN, em direção à capital Natal;
  • Rota 4: BR-304/RN, acessar RN-118 (acesso a São Rafael), via Jucurutu para BR-226/RN;
  • Rota 5: Sair pela BR-110/RN e pegar a BR-226/RN até Natal;
  • Rota 6: Santana dos Matos saída única via Jucurutu na BR-226/RN.

 

 

 

 

Fonte: G1RN

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