Em protesto, defensores da Praia de Ponta Negra realizam caminhada em Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi
Em protesto, defensores da Praia de Ponta Negra realizam caminhada em Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

Representantes do setor produtivo, políticos, empresários e moradores de Natal participaram nesse domingo (9) de uma manifestação “em defesa da Praia de Ponta Negra”.

No protesto, entre os pedidos de melhoria para a área, os manifestantes defenderam e cobraram celeridade no licenciamento para obra de engorda e drenagem na praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, participou da manifestação.

A concentração do movimento aconteceu em frente a Feirinha de Artesanato de Ponta Negra. Do local, foi realizada uma caminhada pela Avenida Engenheiro Roberto Freire até o Morro do Careca, onde aconteceu um abraço coletivo simbólico.

Ao g1, o geógrafo José Petronilo da Silva Junior, da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), afirmou que a única solução para conter o avanço rápido da erosão sobre o morro é a engorda da praia, que impediria o desgaste no sopé do morro.

Ele também explicou que a duna estaria se desfazendo por meio de um processo natural, potencializado pela ação humana de décadas atrás.

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Natal e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), órgão responsável pela emissão da licença necessária para execução da obra, têm travado discussões em torno de questões ambientais.

O Idema enviou, no dia 27 de junho, uma solicitação de informações dos estudos ambientais apresentados pela Prefeitura de Natal referente as obras de Engorda e Drenagem da Praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. O documento apresentou 40 questionamentos com um prazo de 30 dias para as respostas.

Na mesma semana, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) informou que não seria possível atender as solicitações do Idema em razão do curto espaço de tempo, já que algumas demandas dependem de fatores naturais.

Uma reunião está marcada para esta segunda-feira (10), às 10h, no auditório do Parque das Dunas, em Natal, em que serão tratados os aspectos técnicos relacionados à obra de engorda da praia de Ponta Negra.

Segundo o Idema, houve convite para participação de representantes da Prefeitura de Natal, da Procuradoria Geral do Estado e da República, da Promotoria de Justiça e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e da empresa Tetra Tech, contratada pelo município e responsável pelo estudo do impacto ambiental na região.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *