Blandina confeccionando a máscara facial em casa — Foto: Arquivo pessoal
Blandina confeccionando a máscara facial em casa — Foto: Arquivo pessoal

Prestes a completar 95 anos, Maria Blandina Medeiros Neder atuou como voluntária na produção de insumos para os brasileiros que participaram da Segunda Guerra Mundial e agora ajuda os profissionais da saúde no Rio de Janeiro na luta contra a Covid-19.

A falta de equipamentos de proteção individual para o sistema de saúde do Rio motivou um grupo de amigos para montar uma rede de voluntários que faz protetores faciais e máscaras de TNT para doação.

Durante a época da participação brasileira na guerra, a Dona Blandina tricotou luvas e cachecóis para os 25 mil brasileiros que fizeram parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB), divisão que lutou junto com os aliados na Itália a partir de 1942. Quase 500 brasileiros morreram entre os pracinhas enviados.

“Na época eu fui voluntária para mostrar a importância de ajudar, mesmo que seja de longe. Eles estavam do outro lado do mundo, mas eles precisavam saber que tinha pessoas aqui no Brasil esperando por eles. Essa foi minha forma de ajudar”, diz Blandina.

Além da Blandina, o projeto “Ajude de Casa RJ” coordenado pelas amigas Paula Lima, Simone Baffini e Marcia Andrade conta com cerca de 70 voluntários para a produção de máscaras e protetores faciais.

O grupo já ajudou 80 instituições de saúde e 21 secretarias municipais de saúde no estado do RJ. Ao todo já foram produzidos 30 mil protetores faciais, 12 mil máscaras de TNT e 30 mil máscaras cirúrgicas.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *