COMEÇAR DE NOVO –
Que criaturas maravilhosas somos nós, seres humanos, que temos uma incrível capacidade de adaptação e de fazer para si novas e infinitas formas de recomeços e de se reinventar!
Recomeçamos a cada dia, semana, mês e ano. E sempre com o gás renovado, prontos para enfrentar tudo que nos espera. Os obstáculos do trabalho, as surpresas do dia a dia, as novidades que a vida traz.
Recomeçamos amizades. As novas e as antigas. Reciclamos e recriamos os relacionamentos a nossa volta.
Tropeçamos, levantamos, caímos de novo, damos um jeitinho, mudamos a forma de agir, de pensar, de reagir e de repente nos tornamos um pouco melhores do que costumávamos ser.
Pedimos perdão, perdoamos. Cultivamos paciência e colhemos benevolência e amor, e assim vamos plantando um jardim de recomeços, de alegrias, cujas sementes infinitas e extremamente fecundas distribuímos por toda vida.
Não parece fácil, mas, na verdade, essa é a maneira mais rápida de se levar uma vida leve para si e para os que nos cercam.
Vale lembrar também que percepção é realidade. Se as pessoas me percebem sempre reclamando, cultivando mágoas, dores e tristezas, é isso que crescerá no meu jardim.
Contudo, Chico Xavier já nos dizia que ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim.
E esse é o grande fenômeno da vida: sempre podemos recomeçar. Se não está satisfeito, se não está bom: recomece! Você sempre pode ser melhor!
Ana Luíza Rabelo Spencer, advogada ([email protected])