NELSON FREIRE

Mia Couto é um dos maiores escritores modernos da língua portuguesa. Africano de Moçambique, ele trata das coisas e das pessoas com um enorme sentimento poético que retrata a sua imensa humanidade. Usando na maioria das vezes o cenário árido da sua terra natal, são muitos os livros escritos por ele, quase todos editados no Brasil.

Estou lendo Antes de Nascer o Mundo, de 2009. Um romance onde ele aborda vários aspectos da vida humana, com uma escrita que lhe é peculiar, que eu pude observar em dois outros títulos que li anteriormente.

Ele mostra conflitos como o amor, a angustia, a dúvida, o medo e o pior deles, a solidão. Ainda delineia aspectos relativos à velhice e juventude, a inquietude e o conformismo. E isso num enredo interessante, retratando a vida de uma pequena família que vive isolada do resto do mundo.

Esse é um romance tenso, mas escrito de forma magistral, com profundas  reflexões filosóficas sobre a vida e o ser humano. Vale a pena ler esse escritor, que inclusive é admirador da literatura brasileira e que esteve recentemente aqui num Encontro de Escritores, quando foi umas das  estrelas do evento.

Nelson Freire

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *