Veja que ferramentas o WhatsApp disponibiliza para você recuperar mensagens apagadas — Foto: Dado Ruvic/Reuters

Apagou uma mensagem importante do WhatsApp e precisa recuperar o quanto antes? Calma, pois é possível resgatar o conteúdo. Mas, para que o procedimento seja eficaz, é necessário ativar e atualizar com frequência o backup da conta.

O processo fará o WhatsApp criar um arquivo que poderá ser usado quando você desejar resgatar o conteúdo. O recurso também permite que, quando você troca de aparelho, as mensagens do antigo sejam baixadas no novo.

No Android, o conteúdo fica salvo na memória do aparelho e na sua conta do Google Drive. Já no iPhone, o backup vai para o sistema de nuvem do sistema operacional iOS, o iCloud.

Lembre-se de que esses locais têm limite de memória. O espaço no Drive, por exemplo, faz parte dos 15 GB gratuitos que o Google oferece para todos os seus serviços, incluindo o Gmail e o Fotos.

Sendo assim, muitos desabilitam o backup de conversas para evitar que ele tome espaço na memória do celular ou na conta na nuvem. Já outras pessoas que mantêm o recurso esquecem de atualizá-lo, o que também compromete sua eficácia.

E com o backup atualizado, é possível recuperar suas mensagens apagadas do WhatsApp no seu aparelho. Veja como:

  1. Exclua o aplicativo;
  2. Reinstale e clique em “Concordar e continuar”;
  3. Coloque seu número de telefone e clique em “OK” no canto superior direito;
  4. Selecione “Restaurar histórico de conversas”;
  5. Clique em “Avançar”, retorne para a conversa e acesse a mensagem apagada.

 

Como ativar o backup?

O WhatsApp recomenda fazer o processo quando estiver conectado a uma rede wi-fi em vez de usar os dados do celular para evitar cobranças excessivas. No iPhone, é importante que esteja logado no iCloud.

As conversas recuperadas incluem textos, áudios e fotos, mas você pode incluir vídeos nos conteúdos salvos, que costumam ser os itens que mais ocupam espaço.

  1. Abra as configurações do WhatsApp (o ícone de três pontos no Android ou o botão de “Configurações” no iPhone);
  2. Selecione “Conversas”;
  3. Clique em “Backup de conversas”;
  4. Escolha a opção “Fazer backup”.

Como habilitar e desabilitar o backup automático?

 

Na tela “Backup de conversas”, também é possível configurar o WhatsApp para fazer cópias das suas mensagens de forma automática.

Essa opção não vem habilitada logo após o aplicativo ser instalado. Para ativar, basta clicar em “Configurações”, “Conversas” e “Backup Automático”.

O próprio usuário deve escolher se o backup automático poderá ser diário, semanal ou mensal. Caso não queira que as conversas sejam salvas automaticamente, basta clicar em “desativar”.

No Iphone, a função automática só será possível com o sistema operacional iOS 10 ou posterior. O iCloud Drive precisa estar ativado. É necessário também que se tenha no mínimo 2,05 vezes mais espaço disponível na sua conta do iCloud e em seu aparelho do que o tamanho real do seu backup.

No Android, a diferença é que, ao clicar em “Backup Automático”, precisa selecionar a conta do Google que deseja salvá-lo.

Como restaurar backup do Google Drive?

Antes de trocar o aparelho Android, é necessário manter uma cópia do seu histórico de conversas no Google Drive. Para isso, basta ativar o recurso de backup automático das suas conversas e definir a frequência.

Quando houver a troca do celular, você apenas precisará usar o mesmo número de telefone e a mesma conta do Google usados na criação do backup.

  1. Verifique se a Conta do Google em que o backup está salvo está conectada no novo aparelho Android;
  2. Instale e abra o WhatsApp e, em seguida, confirme seu número de telefone;
  3. Quando solicitado, toque em “Restaurar” para restaurar suas conversas e seus arquivos de mídia do Google Drive;
  4. Ao final do processo de restauração, toque em “Avançar”. Suas conversas serão exibidas quando a inicialização for concluída.
  5. Após restaurar suas conversas, o WhatsApp continuará restaurando seus arquivos de mídia.
  6. Se você instalar o WhatsApp sem ter feito backup no Google Drive, o WhatsApp restaurará o backup local automaticamente.

 

Como restaurar um backup local?

Para usar um backup local no seu novo celular com sistema Android, você precisará transferir os arquivos para o aparelho usando um computador, um gerenciador de arquivos ou um cartão SD.

  1. Baixe um app gerenciador de arquivos;
  2. No app gerenciador de arquivos, acesse a pasta de armazenamento local ou cartão SD e, em seguida, clique em “WhatsApp” e “Databases”;
  3. Caso seus dados não estejam armazenados no cartão SD, você verá a opção de armazenamento interno ou armazenamento principal;
  4. Copie o arquivo de backup mais recente e cole-o na pasta Databases na área de armazenamento local do seu novo aparelho;
  5. Instale e abra o WhatsApp e, em seguida, confirme seu número de telefone;
  6. Quando solicitado, clique em “Restaurar” para ter suas conversas e seus arquivos de mídia do backup local.

 

O aplicativo ressalta que o aparelho armazenará backups locais dos últimos sete dias e serão criados automaticamente todos os dias às 2h e salvos como um arquivo no seu aparelho.

Caso seus dados não estejam armazenados na pasta /sdcard/WhatsApp/, você verá a pasta de armazenamento interno ou armazenamento principal.

Como restaurar backup do iCloud?

  1. Ligue o dispositivo. Você deve ver a tela “Olá”. Se você já configurou, apague todo o conteúdo antes de seguir estas etapas para restaurar usando um backup;
  2. Siga as etapas de configuração na tela até chegar à tela “Apps e Dados” e toque em “Restaurar de um Backup do iCloud”;
  3. Inicie sessão no iCloud com seu ID Apple;
  4. Selecione um backup. Confira a data e o tamanho de cada um e escolha o mais relevante; Depois de selecionar um backup, a transferência é iniciada. Se uma mensagem mostrar que uma versão mais recente do software é necessária, siga as etapas na tela para atualizar;
  5. Quando solicitado, inicie uma sessão com sua conta do “ID Apple” para restaurar os apps e as compras. Caso tenha comprado conteúdo do iTunes ou da App Store usando vários IDs Apple, você será solicitado a iniciar sessão com cada um deles. Caso você não se lembre da senha, toque em Ignorar esta etapa e inicie a sessão mais tarde. Você não conseguirá usar os apps até iniciar sessão com seu ID Apple;
  6. Fique conectado ao Wi-Fi e aguarde a barra de progresso ser exibida e concluída. Dependendo do tamanho do backup e da velocidade da rede, a barra de progresso levará de alguns minutos a uma hora para ser preenchida. Se você desconectar o Wi-Fi antes da conclusão, o progresso pausará até que o Wi-Fi seja reconectado.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *