COMPORTAMENTO, EMOÇÕES E REAÇÕES –

No mundo atual competitivo o comportamento das pessoas depende da capacidade de entender emoções e reações. É importante que se crie   possibilidade   de   afeto   entre   os   seres   humanos.

Aprendemos com   os   nossos   erros   emocionais. O trauma   emocional   comumente   subsiste   nos recônditos da alma, mutilando a vida emocional ao longo de toda a existência. Na infância, o afeto está condicionado, muitas vezes, se formos “bonzinhos” e não dado se formos “maus”. Rejeição, desilusão, sentimento de inadequação, devem ser de interesse para os pais.

As pesquisas mostram que o portador de um QI (Quoeficiente de Intelectual) elevado será um bom aluno e um profissional de sucesso. Esses resultados são definidos tendo como causa única a inteligência. Daniel Goleman afirma no seu livro “Inteligência Emocional” que o entendimento emocional é tão importante para o sucesso quanto um QI alto. O Quoeficiente Emocional (QE) não pode ser avaliado nem medido como um “Quoeficiente de Inteligência”.

De uma maneira válida e confiável, é possível calcular o QI. Está comprovado que é bom ter o mesmo alto. O QE não pode ser medido. No entanto, podemos compreender e canalizar as emoções, ouvir e reagir às necessidades das pessoas. As emoções de ira, tristeza, felicidade são alteradas e moldadas, ao longo da vida, pelas experiências no meio em que vivemos. Devemos desenvolver aptidões empáticas e interativas.
A consciência emocional significa: saber o que estamos sentindo, extrair o que os outros estão sentindo, descobrir a causa desses sentimentos e conhecer o efeito que nossas emoções exercem sobre os outros.A empatia é uma forma de intuição  das  emoções.   Funciona como um sexto sentido através do qual percebemos as energias emocionais. É importante desenvolvermos meios de confirmar objetivamente a exatidão de nossas percepções.

Todos  nós, em   diversos   momentos, sentimos   forças   diametralmente   opostas dentro   de   nós.   Amor, ódio. Altruísmo, egoísmo.   Traba1lho, ócio.   Liberdade, escravidão. Aproximar, afastar. Ordem, desordem. Pontualidade, desculpas. Muitas vezes não sabemos querer.

As nossas ações devem ser consciente e responsável.Conhecer as próprias emoções e reações com consciência delas em relação à própria   pessoa   e   às   outras,   reside   o   primeiro   passo   para   um   comportamento   educado emocionalmente.

 

Lenilson CarvalhoDentista e escritor

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