Meus queridos amigos do Blog Ponto de Vista com Nelson Freire, “Shalom”!
Venho enfatizar a minha satisfação e orgulho de poder colaborar com esse meio de comunicação, que já é uma referencia no maravilhoso Estado do Rio Grande do Norte. E isso através do nosso “Conexão Expresso Oriente“. Hoje é um dia especial, pois volto a escrever depois de uma ausência motivada por duas semanas de férias. E porque comemoro neste sábado, o envio do meu centésimo artigo. Desta feita, faço dois comentários diferentes. No primeiro, informo algo que infelizmente não era o que eu gostaria de escrever, mas que senti a necessidade de divulgar, pela relevância do fato. Já segundo assunto assunto é bem mais agradável de ler. Por isso, vamos lá. Mãos à obra!
1 – Cada vez mais eu estou convicto de que Israel é uma ilha dentro do Oriente Médio. Pois enquanto a mentalidade desse pequeno paí é totalmente ocidental, no que tange principalmente à população judaica, aqui uma mulher pilota um caça, seja o F-36 ou o F-16, dirige uma grande empresa, ou um caminhão e mesmo um ônibus. A mulher aqui, divide o mercado de trabalho com o sexo masculino e tem o salário equiparado com eles. Já nos países vizinhos, principalmente no Afeganistão e no Paquistão, a mulher não pode sequer mostrar o cabelo após a primeira menstruação. Na grande maioria, não tem o direito de votar numa eleição, ou dirigir um automóvel particular. E o pior acontece quando o marido alega suspeita de adultério, que pode levar a vitima à morte por apedrejamento, onde o corpo fica enterrado até o pescoço, para que ela não possa se defender das pedradas. Na última quinta feira, por exemplo, uma jovem de apenas 14 anos de idade havia sido obrigada a casar e por decidir não continuar com o marido, foi mais uma vitima fatal dos constantes crimes de honra que ocorrem nesses países. Pelo que ficou apurado, ela foi severamente torturada pela família do marido e depois, queimada viva. Ela ainda foi levada ao hospital, embora não tenha resistido aos ferimentos, vindo a falecer, grávida de um bebê de cinco meses, na última quinta. Ontem aconteceu o enterro dela, com o pesar dos familiares, arrependidos por tê-la obrigado a casar. Só no mês passado ocorreram mais dois casos semelhantes e a ONU está bastante preocupada com esses grandes problemas contra os direitos da mulher aqui no Oriente Médio.
2 – A super modelo israelense Bar Refaeli deu à luz na ultima quinta feira a uma menina num hospital em Tel Aviv. O lindo bebê se chama Live, que em hebraico significa coração. Ela nasceu pesando 3k e 180 gramas e trata-se da primeira filha da ex namorada do famoso ator americano Leonardo Di Caprio. Ela hoje é casada com um empresário super milionário israelense, com quem a modelo se casou no ano passado, em uma festa de grandes proporções, que gerou muitas criticas na sociedade israelense. Entre outras razões, porque seria fechado o espaço aéreo sobre o local da cerimônia. A modelo revelou que estava esperando um filho através das redes sociais, na véspera do Ano Novo, divulgando uma imagem do teste de gravidez que havia sido feito em casa. Desde então, publicou centenas de fotos da sua gravidez e deu dezenas de entrevistas, nas quais falava da sua próxima maternidade. Ela recebeu a visita da mãe, que por sinal parece muito com ela e se apresenta bastante jovem, e a as fotos delas foram estampadas nos jornais do mundo inteiro.
3 – Um grande abraço em todos vocês, na esperança de que eu esteja correspondendo à altura dos seletos e queridos leitores deste Blog Ponto de Vista.
Mário Roberto Melo – Correspondente especial do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv