O caldeirão da Síria continua fervendo e só hoje (05) pela manhã 20 pessoas morreram e 60 estão seriamente feridas em ataques. Desta vez as explosões aconteceram em áreas controladas pelo governo da Síria, bem como pelos curdos, opositores ao governo de Bashar Hafez al-Assad (presidente sírio). A cidade de Aleppo vem sendo muito castigada por ataques terrorista e pela violência entre governo e seus opositores, pra piorar o Estado Islâmico (EI) também esta presente na região.
O atentado de hoje aconteceu em Tartus, na costa mediterrânea, um dos redutos de Assad, deixando 30 mortos e 45 feridos. Um carro-bomba explodiu e pouco depois um homem-bomba detonou os explosivos amarrados a seu corpo no meio das pessoas que tentavam socorrer os feridos da primeira explosão. Outro atentado que provocou 8 mortes aconteceu no vilarejo de Hasakah, capital da província de Al-Hasakah, no nordeste da Síria, região que esta dividida em áreas sobre o regime de milícias curdas.
A cidade de Homs sofreu um atentado que deixou quatro vítimas fatais em decorrência de uma explosão de um carro-bomba no centro.
Os esforços da ONU, dos EUA e da Rússia de chegar a um cessar-fogo não vem trazendo resultados. A Síria vive um caos social.
(Mario Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista em Tel Aviv)