MARIO ROBERTO MELO

1 – Um grupo de arqueólogos descobriu um esqueleto humano com 2 mil anos no destroços do navio naufragado no Mediterrâneo. Nesta mesma embarcação foi encontrado anteriormente uma sofisticada peça de tecnologia, algo equivalente a um relógio. Caso se consiga se recuparar o DNA de restos humanos, que foram encontrados em 31 de agosto deste ano, no Largo da Costa da ilha grega de Anticítera, este poderar pistas sobre a identidade do esqueleto.

A ossada que esta em bom estado de conservação poderá revelar segredos sobre o famoso navio mercantil do Século I a.C. que provavelmente afundou durante uma tempestade. Entretanto, o que está adiando o exame é a falta de autorização por parte do governo grego. O esqueleto é sempre um acjado raro, pois os cadáveres de vítimas de naufrágio são normalmente levados pela correnteza ou comidos pelos peixes e raramente sobrevivem as decadas e muito menos os séculos.

A primeira vista o esqueleto parece pertencer a um rapaz, segundo Hannes Schroeder, especialista em análise de DNA antigo do Museu de História Natural da Dinamarca. O especialista ainda disse que a ossada não se parecem com ossos que têm 2 mil anos de idade.

O naufrágio, que fica a 50 metros de profundidade, foi descoberto por mergulhadores em 1900, e acredita-se que foi o primeiro a ser investigado por arqueólogos. Já o DNA mais antigo já recuperado de restos humanos modernos tem cerca de 45 mil anos de idade.

2 – A casa em que Adolf Hitler nasceu, um edifício amarelo de dois andares, em Braunau am Inn, uma pequena cidade que fica no norte da Áustria, próximo a fronteira com a Alemanha, poderá ser demolida de acordo com um projeto de lei apresentado nessa terça-feira (20) pelo governo local. Por anos o edifício tem sido alugado pelo Ministério do Interior com o objetivo de evitar que o local se transforme em um centro de peregrinação neonazista. O texto será analisado pelo parlamento até o final de setembro e em seguida serão estudadas as opções do que se fazer com o imóvel, no entanto, a ideia de demolir o local é a que tem ganhado mais força.

Adolf Hitler nasceu em 20 de abril de 1889 e viveu neste sobrado em seu primeiro ano de vida, em seguida sua famíilia se mudou para Viena onde ele viveu a juventude. Já na vida adulta, Hitler morou em Passau, no Estado alemão da Baviera, durante a Segunda Guerra Mundial que durou de 1939 a 1945. Um oficial nazista comprou o imóvel e o abriu ao público.

Mário Roberto MeloCorrespondente do Blog Ponto de Vista em Tel Aviv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *