1 – Haja guerra! As forças armadas iraquianas se preparam para a batalha que será tentará expulsar o grupo terrorista, Estado Islâmico (EI). O grupo jihadista está concentrado em Mosul, as tropas iraquianas querem retomar o controle da cidade daqui para o final do ano.
O EI controla a cidade de mais de 1 milhão de habitantes há dois anos e a considera a capital do califado que diz ter criado no norte do país e em partes da Síria.
Segundo a Reuters, há relatos de que a população da cidade enfrenta um drama humanitário, vivendo sob as rígidas regras sociais do EI, com pouco acesso a comida e diante de um aumento descontrolado de preços de bens e serviços.
Aviões iraquianos estão lançando folhetos sobre Mosul para pedir que seus habitantes se afastem de bases dos extremistas e que principalmente busquem abrigo. Trata-se de uma batalha muito importante, pois a vitória do EI em sua investida sobre a cidade foi o ponto de virada do grupo em sua cruzada para assumir o domínio da região. Perder Mosul seria uma derrota de igual dimensão.
2 – Os jovens judeus, aos treze anos, participam de uma cerimônia em que, ao olhos da comunidade e da religião judaíca, passam a ser responsáveis por seus própiros atos, é o chamado bar mitzvah. Após o rito de transição da cerimônia, os jovens deixam de ser meninos e passam a ser adultos Israel Kristal, tem 113 anos e é considerado o homem mais velho do mundo, ele enfrentou duas guerras mundiais e sobreviveu ao Holocausto, no entanto nunca conseguiu realizar seu bar mitzvah.
Aos 13 anos, quando Israel Kristal e ainda vivia na Polônia, não conseguiu realizar a cerimônia porque a Primeira Guerra Mundial estava acontecendo. Seu pai havia sido convocado e servia o exército russo e sua mãe havia morrido. Anos mais tarde, como adulto, ele sobreviveu ao Holocausto, como prisioneiro em Auschwitz, o famoso campo de concetração nazista, onde morreram a primeira esposa e seus dois filhos.
Agora, prestes a completar 113 anos de vida e ser considerado o homem mais velho do mundo, pelo Livro Guinnes dos Recordes, deve enfim celebrar o seu bar mitzvah. Tudo bem que com essa idade fica difícil se sentir adolescente novamente, mas o mais importante vai ser reunir a família e olha que com essa idade a família fica enorme!
(Mario Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista em Tel Aviv)